Qua, 23 de novembro de 2022, 18:07

Lançamento da Editora UFS discute a dinâmica dos espaços de trabalho e suas interfaces com a política
Coletânea reúne textos que são resultados de várias pesquisas acadêmicas

O Programa Editorial da Universidade Federal de Sergipe (Editora UFS) lançou o livro “Sociologia dos grupos profissionais: dilemas clássicos e contribuições recentes” (335 pág.), organizado por Fernanda Rios Petrarca, professora do Departamento de Ciências Sociais da UFS, e o professor Valdênio Freitas Meneses, do Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Trata-se de uma coletânea dividida em dez capítulos de três seções, e é resultado de pesquisas acadêmicas que propõem uma reflexão dos grupos profissionais e suas associações com a política. “Os primeiros trabalhos ficaram muito associados à ideia de um espaço construído a partir de uma formação universitária”, conta Fernanda.

Foto: reprodução

Em outro momento, a professora também aborda o aspecto crítico à produção sociológica anglo-americana. “O conjunto de outros trabalhos trataram de usar o termo ocupação para tentar apreender outros universos que não aqueles que haviam sido estudados inicialmente”.

Temáticas em evidência

O livro está dividido em três seções: a institucionalização profissional, a carreira profissional e a relação entre política e profissão, que conduzem à leitura para blocos importantes da discussão.

Para a professora Fernanda, o leitor encontra na obra capítulos com diversidade temática, além de metodológica. “A primeira parte trata da institucionalização dos ofícios articulados à titulação universitária como credencial; a segunda, faz contraponto para os estudos dos espaços que se baseavam apenas em títulos universitários; e a terceira aborda a relação dupla entre a política e a profissão”.

O livro digital está disponível e pode ser baixado gratuitamente pela Livraria UFS.

Podcast Sinopse

A obra “Sociologia dos grupos profissionais: dilemas clássicos e contribuições recentes" é o 5º episódio da 2ª temporada do Podcast Sinopse, programa que apresenta os lançamentos da Editora UFS em entrevista com os autores. Ouça aqui.

Os organizadores

Fernanda Rios Petrarca é doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestre pela UFRGS. Professora do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS). É líder do Laboratório de Estudos do Poder e da Política da UFS.

Valdênio Freitas Meneses é doutor em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Ascom UFS

Atualizado em: Qui, 24 de novembro de 2022, 10:24