Qui, 24 de novembro de 2022, 12:18

Trabalho da UFS recebe menção honrosa em simpósio de hidráulica e recursos hídricos
O evento foi promovido pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro)

O trabalho “Aplicação de razões iônicas para identificação dos processos hidrogeoquímicos que contribuíram para a composição química da água do reservatório Jabiberi – SE”, desenvolvido pelos professores do Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos da Universidade Federal de Sergipe (Prorh/UFS), Adnívia Monteiro, Rosahelena Silva e José do Patrocínio, e pela doutoranda em Química Analítica, Roseane Nascimento, recebeu menção honrosa no XVI Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste. O evento foi realizado no período de 06 a 11 de novembro, em Caruaru, Pernambuco.

O objetivo do trabalho, explicou a professora Advínia Costa, responsável pela coordenação da investigação científica, foi identificar os principais processos hidrogeoquímicos que contribuíram para a composição química atual da água do reservatório Jabiberi, situado em Tobias Barreto, região Centro-Sul do estado de Sergipe. Para alcançar este propósito, os pesquisadores utilizaram as razões iônicas, ou seja, a relação entre os íons sódio, potássio, cálcio, magnésio, sulfato, cloreto e bicarbonato, obtidos por meio da análise da água.

Durante o estudo, verificou-se que em relação ao risco de salinização para uso em irrigação, a água do reservatório Jabiberi apresenta um risco médio, o que torna necessária a adoção de medidas para evitar a progressão deste quadro). O reservatório possui uma capacidade de acumulação de 4.300.000 m3 e compreende uma área irrigada de 225 hectares. “Uma das providências fundamentais para impedir este avanço é em relação ao manejo da irrigação, tentando evitar que o fluxo da irrigação retorne ao reservatório, pois este fluxo em geral, leva ao aumento da salinização da água”, explicou o professor José do Patrocínio.


O evento foi realizado no período de 06 a 11 de novembro, em Caruaru/PE. (foto: Arquivo pessoal)
O evento foi realizado no período de 06 a 11 de novembro, em Caruaru/PE. (foto: Arquivo pessoal)

O trabalho premiado, conforme apontou a professora Advínia Costa, traz outro aspecto importante, que é o de viabilizar que reservatórios ainda não salinizados ou em fase inicial de salinização venham a ser afetados. “Essa premiação é muito importante, pois é um indicativo da qualidade científica do trabalho e da sua importância para o Nordeste, uma região onde a construção de reservatórios tem sido uma prática adotada para atender a demanda de água doce”, comentou.

Para Roseane Nascimento, bolsista que realizou as modelagens necessárias para a pesquisa, participar da investigação trouxe ganhos em diversos aspectos. “Foi um aprendizado bastante significativo que contribuiu positivamente não só para a obtenção dos resultados, mas também para meu crescimento acadêmico. Vale ressaltar ainda que mesmo após ter concluído a graduação, tive bolsa de apoio técnico da CNPq para o desenvolvimento desse trabalho”, destacou a pesquisadora.

Histórico

O trabalho “Aplicação de razões iônicas para identificação dos processos hidrogeoquímicos que contribuíram para a composição química da água do reservatório Jabiberi – SE” é parte do projeto “Hidrogeoquímica dos processos que controlam a salinização dos reservatórios de Sergipe”, aprovado na Chamada Universal do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTIC/CNPq). O projeto de pesquisa compreende o estudo da hidrogeoquímica de 18 reservatórios do estado de Sergipe e completará 3 anos em fevereiro de 2023, quando será encerrado.

Além do trabalho premiado no XVI Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, o projeto resultou ainda no desenvolvimento de cinco dissertações relacionadas ao tema que foram defendidas no Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos, além de artigos científicos publicados.

Andréa Santiago - Ascom UFS

comunica@academico.ufs.br


Atualizado em: Qui, 24 de novembro de 2022, 12:36
Notícias UFS