Ter, 13 de dezembro de 2022, 14:04

Com apoio da UFS, Fapese e Secretaria de Inclusão e Assistência Social firmam parceria para CapacitaSUAS
Projeto abrangerá os 75 municípios do estado de Sergipe
Reunião entre equipes ocorreu na manhã da última segunda-feira, 12 (Fotos: Schirlene Reis/AscomUFS)

A Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese) e a Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (Seias), firmaram contrato para execução dos cursos integrantes do Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social (CapacitaSUAS).

Com o apoio e suporte da Universidade Federal de Sergipe, através do Departamento de Serviço Social, o projeto terá execução de 18 meses e abrangerá os 75 municípios do estado de Sergipe.

Vice-reitor Rosalvo Ferreira (esq.) acompanha assinatura simbólica do contrato pelo presidente da Fapese, Carlos Alexandre
Professora Catarina Nascimento de Oliveira, do Departamento de Serviço Social

Em reunião ocorrida na manhã da última segunda-feira, 12, na sede da Secretaria, o vice-reitor da UFS, professor Rosalvo Ferreira, explicou que “este projeto, que é institucional, é de grande importância para o estado de Sergipe na medida em que a capacitação de profissionais da área de assistência social é fundamental para que os municípios possam ter suas ações de assistência à sociedade executadas numa qualidade e numa velocidade desejáveis”.

A professora Catarina Nascimento de Oliveira, do Departamento de Serviço Social, que auxiliou na construção do termo de referência, explica que “a proposta é treinar, atualizar conteúdos relacionados à política de Assistência voltada para os serviços, para que todos os beneficiários dos serviços sociais existentes tenham condições de ter os acessos e os processos de inclusão”.

Promovido pelo Ministério da Cidadania, o CapacitaSUAS visa garantir oferta de formação e capacitação permanente para aqueles que atuam na rede socioassistencial do SUAS, com vistas a implementar as ações dos Planos de Educação Permanente.

Lucivanda Nunes Rodrigues, secretária estadual de Inclusão e Assistência Social

“Desde o início, nós demos prioridade a esse projeto na Fundação, justamente por ser um projeto muito importante para o estado de Sergipe, um projeto que proporciona acesso à formação, e é uma parceria muito importante tanto com a Fundação como para a universidade”, conta o professor Carlos Alexandre Garcia, diretor da Fapese.

Para a secretária de Inclusão e Assistência Social, Lucivanda Nunes Rodrigues, “não poderia haver parceiro melhor que a Universidade Federal, que é uma referência aqui do estado, que tem condições, compromisso e capacidade para oferecer essas capacitações”.

Atualizado em: Qua, 14 de dezembro de 2022, 12:14