Seg, 26 de dezembro de 2022, 13:43

Ação de extensão da UFS conquista 2º lugar no Prêmio Nacional Lenita Wannmacher
Evento incentiva a Promoção do Uso Racional de Medicamentos

O Ministério da Saúde realizou neste mês o V Prêmio Nacional de Incentivo à Promoção do Uso Racional de Medicamentos Lenita Wannmacher. A premiação incentiva a produção técnica, científica, artística, cultural e de contribuição social voltada à Promoção do Uso Racional de Medicamentos (URM) com aplicação no Sistema Único de Saúde (SUS).

Um dos trabalhos submetidos, e que obteve o segundo lugar no prêmio, foi do Centro Acadêmico de Farmácia Cezartina Regis (CAFCeR), da Universidade Federal de Sergipe (UFS), por meio da ação de extensão universitária "5 de Maio: Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos". O estudante do 4º período do curso de Farmácia da UFS, Khalil Santos, diretor de Políticas Sociais do CAFCeR, participou do projeto.

“Com base na promoção de educação em saúde na comunidade, feita por 50 estudantes do curso de Farmácia da UFS, o projeto almejou impulsionar uma maior autonomia sobre as condições clínicas do paciente e estimular no discente de graduação pelo menos duas qualidades essencialmente exigidas no mercado de trabalho: autonomia e liderança. Assim, após apresentação da ação de extensão em Brasília durante o evento, o CAFCeR conquistou o segundo lugar no concurso, que teve por finalidade premiar e reconhecer o mérito do trabalho de profissionais nos serviços de saúde com impacto na promoção do uso racional de medicamentos”, resumiu.


Trabalho desenvolvido é coordenado pelo Departamento de Farmácia da UFS. (fotos: Arquivo pessoal)
Trabalho desenvolvido é coordenado pelo Departamento de Farmácia da UFS. (fotos: Arquivo pessoal)

Integram o Prêmio pesquisadores, gestores, trabalhadores da saúde, artistas, representantes de instituições culturais e de organizações da sociedade civil. Também participam da entrega dos prêmios representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde e Conselho Nacional de Saúde.

“Esse prêmio visa ao reconhecimento, por meio da premiação, das ações realizadas em prol do uso racional de medicamentos pelo Brasil. Participamos da V Edição do Prêmio Lenita Wannmacher na Modalidade Intervenção Social, na área prioritária Ação Desenvolvida por Integrantes de Organizações Não Governamentais, de direito privado, prioritária sem fins lucrativos, aqui designadas as organizações da sociedade civil que contribuíram para o aprimoramento e/ou promoção do uso racional de medicamentos, no decorrer de 2018 a 2022”, detalhou Khalil.

O professor responsável pela ação de extensão premiada foi Divaldo Pereira de Lyra Júnior, do Departamento de Farmácia da UFS. “Também tivemos a colaboração de alguns professores voluntários, doutorandos do DFA, Fernando Castro, Fernanda Valença, Francielly Fonseca e Fernando Oliveira”, destacou o estudante.


Ação que conquistou o 2º lugar aborda o uso racional de medicamentos
Ação que conquistou o 2º lugar aborda o uso racional de medicamentos

Significado

“Esse prêmio em especial tem um significado representativo. Fomos, ainda enquanto estudantes de graduação, candidatos a uma premiação de nível nacional. Isso já é de uma relevância enorme. Isso prova a força que nosso centro acadêmico tem e os lugares além da sala de aula que podemos atingir, construindo ações com e para os estudantes. Ressaltamos também a união dos diretores. Trazer esse prêmio para o nosso Estado garante credibilidade quanto ao nosso trabalho e a valorização da profissão farmacêutica. Ninguém constrói nada sozinho, estamos juntos nessa jornada, crescendo profissionalmente e pessoalmente”, comemorou.

Ele destaca que o trabalho foi realizado por uma equipe empenhada na busca pelo melhor resultado possível. “O trabalho foi realizado pelo Centro Acadêmico com a idealização e elaboração do projeto por Lara Caxico e Wesley Mateus; participação e execução de Anthony Lucas, Gean Carlos, Igor Cruz, José Paulo, Lara Caxico, Lívia Crivelli, Maria Eduarda, Marina Joyce, Trícia Maria e Wesley Mateus, além da minha colaboração e a de Millena Rakel. Com isso, foram selecionados 50 alunos, do 1° ao 10° período, do curso de Farmácia da UFS para atuarem como extensionistas”, contextualizou Khalil Santos.

O trabalho premiado abordou a ação de extensão realizada no dia 5 de maio de 2022, na qual estudantes de graduação em Farmácia pela UFS foram selecionados e capacitados para atuação no dia alusivo ao Uso Racional de Medicamentos no Brasil. No dia, foram distribuídas cartilhas informativas, álcool em gel e orientamos à população de Aracaju e São Cristóvão, tendo como foco e finalidades principais a promoção de educação em saúde na comunidade por meio da mobilização de estudantes do curso de Farmácia.

“A ideia foi proporcionar as orientações adequadas quanto ao uso racional e desmistificação de medicamentos e plantas medicinais, além de direcionar a comunidade no caminho certo quanto ao descarte e armazenamento, incentivando o papel do farmacêutico no processo de cuidado ao paciente”, complementou.

“Houve também o auxílio de farmacêuticos da UFS para aferição de parâmetros clínicos como glicemia e pressão Arterial. No mais, atingimos cerca de 250 pessoas em apenas um dia e esperamos que essa intervenção não permaneça apenas no dia 5 de maio, mas também em outros dias do ano”, informou Khalil Santos.

Ascom UFS

comunica@academico.ufs.br


Atualizado em: Seg, 26 de dezembro de 2022, 13:58
Notícias UFS