Sex, 30 de dezembro de 2022, 11:22

UFS e Seduc assinam convênio para Programa de Qualificação Docente
Quarta edição do PQD terá mais de duas mil vagas para formação de professores
Em evento realizado nesta quinta-feira, 29, pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), a Universidade Federal de Sergipe assinou o convênio para a realização do Programa de Qualificação Docente (PQD). Com a ação, viabilizada a partir da Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese), serão disponibilizadas 2.500 vagas de cursos para os professores da rede estadual de ensino.

Solenidade aconteceu no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju. (Foto: Eugênio Barreto/Seduc)

Está é a quarta edição do programa, sendo este um dos maires programas de formação continuada do Estado. Para o reitor da universidade, Valter Joviniano, “a oportunidade de reeditar o Programa de Qualificação Docente significa para a UFS contribuir, mais uma vez, com mais um programa de formação continuada de professores em Sergipe. Sabíamos que precisaríamos estruturar o programa em um formato que atendesse a uma realidade em que professores estavam atuando em sala de aula e já possuíam licenciatura. E é com imensa alegria que celebramos esse convênio que oferecerá novas perspectivas aos docentes e permitirá à rede estadual de educação um planejamento ainda mais efetivo no valoroso trabalho de construir uma escola pública de qualidade”.

A partir de uma ação conjunta das equipes da Seduc e da UFS foi possível apresentar essa nova versão do PQD, que contará com o apoio do Centro de Educação (Cesad). A execução dos cursos acontecerá no período de 2023-2028, e objetiva a oferta de cursos de graduação (segunda licenciatura) integrada a projetos de iniciação à docência, acompanhada de produção e digitalização de conteúdos. Os cursos de segunda licenciatura serão realizados no formato híbrido, pela UFS e com a parceria da Fapese, com vagas distribuídas nos seguintes cursos: Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Dança, Física, Matemática, Letras Português, Letras Inglês e Química.

Presidente da Fapese, Carlos Alexandre Borges Garcia; o Secretário da Seduc, Josué Modesto dos Passos Subrinho; e o Reitor da UFS, Valter Joviniano Santana, na solenidade de assinatura do convênio. (Foto: Eugênio Barreto/Ascom Seduc)

A oferta dos cursos será realizada a partir de uma ordem de prioridade definida junto à secretaria. Assim, a execução do programa será dividida em duas etapas, sendo que na primeira serão oito cursos de graduação e na segunda etapa mais oito cursos. O Pró-reitor de Graduação da UFS, Dilton Maynard, também presente no evento, ressaltou a importância desta ação. "A quarta edição do PQD consiste em uma imensa ação conjunta da Seduc com a UFS, para qualificar e oferecer informação continuada a mais de dois mil professores. É uma ação de formação continuada em larga escala e pautada por critérios que conferem a mesma qualidade das três versões anteriores."

Na solenidade estiveram presentes professores que lecionaram no projeto, assim como aqueles que já foram alunos do PQD. "É importante ressaltar que alunos egressos do programa continuaram a formação, obtendo não apenas a graduação, mas fazendo mestrado e doutorado. Alguns, inclusive, já são professores da UFS. Isso é um sinal da qualidade do programa e da importância social do programa" ressalta Dilton Maynard, Pró-reitor de Graduação.

Ascom UFS, com informações da Seduc

Atualizado em: Seg, 02 de janeiro de 2023, 10:59