Sex, 06 de janeiro de 2023, 16:23

Guia de sobrevivência do(a) Estudante 2023 já está disponível para ajudar na adaptação de novos alunos
O manual conta com informações imprescindíveis para a vida acadêmica dos calouros

Com a tão sonhada vaga na Universidade Federal de Sergipe (UFS) garantida, o início das aulas gera uma grande expectativa e, por consequência, algumas dúvidas. Foi por isso que a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), por meio do Departamento de Licenciaturas e Bacharelados (Delib), disponibilizou o Guia de Sobrevivência do(a) Estudante 2023, um manual que conta com todas as informações que os calouros devem saber ao ingressar na universidade.

O documento contempla os seis campi da UFS: São Cristóvão, Aracaju, Itabaiana, Laranjeiras, Lagarto e Sertão. De acordo com a diretora do Departamento de Apoio Pedagógico e pró-reitora de Graduação em exercício, Lívia Rezende, o intuito é facilitar a adaptação dos novos discentes, já que o guia trata das normas do sistema acadêmico de graduação que auxiliam os estudantes nas atividades cotidianas dentro da instituição.

Artboard 1   co pia

“Tudo foi preparado com linguagem inclusiva e acessível pela equipe da Prograd com a finalidade de tornar mais acessíveis as informações básicas que todo estudante de graduação precisa conhecer em seu ingresso na instituição, já que o corpo discente recém-chegado tem dificuldades em termos, normativas, direitos e deveres, funções dos setores acadêmicos, espaços institucionais e outros”, pontua Lívia.

O Guia de Sobrevivência do(a) Estudante 2023 possui 28 páginas e está dividido em 22 tópicos que abordam desde setores fundamentais para a vida acadêmica dos alunos até os contatos importantes para a rotina na universidade.

A técnica em assuntos educacionais do Delib, Diana Rocha, destacou a necessidade de existir esse manual de sobrevivência para os calouros. “O manual surgiu da necessidade de orientação aos discentes sobre as principais rotinas e unidades primordiais para sua vida acadêmica na UFS, e lá eles podem encontrar informações básicas da nossa universidade, como sistema de créditos, componentes curriculares, programas de apoio, bolsas e auxílios estudantis, pró-reitorias, restaurante universitário, bibliotecas, links importantes, contatos e uma infinidade de outras coisas”, detalhou.

Para conferir o Guia de Sobrevivência do(a) Calouro” na íntegra, dísponível no site Prograd, clique aqui.

Janaína Cavalcante - bolsista

Letícia Nery - Ascom UFS