Sex, 06 de janeiro de 2023, 17:09

Estudantes com deficiência ou necessidade educacional específica recebem recursos para adquirir equipamentos de tecnologia assistiva
Tecnologia proporciona aos estudantes maior independência, qualidade de vida e inclusão social

Na próxima segunda-feira, 09 de janeiro, 134 alunos de graduação PcD (Pessoa com Deficiência) ou com Necessidades Específicas (NEE) cadastrados na Divisão de Ações Inclusivas da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Sergipe ((Dain/Proest/UFS) iniciarão o semestre universitário com o conforto de contar com novos equipamentos de tecnologia assistiva (TA) para auxiliá-los em seus processos de aprendizagem.

Os materiais foram adquiridos pelos próprios estudantes com o valor de R$1.667,46 por aluno, recebido em dezembro de 2022, referente ao Plano de Ação Especial de Manutenção Acadêmica da instituição, estabelecido por meio da Portaria nº 1400, de 27 de dezembro de 2022. A origem do recurso utilizado pela UFS é o Programa Incluir (o qual propõe ações que garantam o acesso pleno de pessoas com deficiência às instituições federais de ensino superior).

O objetivo da instituição ao disponibilizar o valor aos estudantes PcD e NEE foi oferecer condições de acesso a materiais de estudo, pesquisa e extensão. O que foi feito dando autonomia para que escolhessem o que melhor atendesse suas necessidades individuais, como explicou a coordenadora da Dain, Lavínia Machado.

“Existem as particularidades do aluno com deficiência e do aluno com necessidade educacional específica. Então pode ser que um precise de uma lupa, outro pode precisar de um abafador de ruídos pelo âmbito do aluno autista. Muitos deles já fizeram suas compras e estão muito empolgados pra começarem as aulas”, disse.

Mangery Zhang, aluna do curso de Relações Internacionais, no campus de São Cristóvão, foi uma das estudantes contempladas pelo benefício. Ela vivencia os desafios causados pela poliomielite adquirida na infância e reconhece que o recurso será importante no seu processo de aprendizagem. A estudante também comentou sobre a importância de uma utilização consciente do recurso.

“Os materiais pedagógicos e assistivos precisam ser bem pensados na hora de serem adquiridos. Recebendo o recurso desta forma individual, não sendo aquela “coisa pronta”, temos condições de melhorar até a nossa própria sociabilidade”. Para exemplificar sua afirmação, ela contou que em um grupo de WhatsApp que reúne estudantes com deficiência e há compartilhamento de experiências, foi possível auxiliar um aluno cego a comprar um melhor equipamento do que o planejado por ele inicialmente.

Outros benefícios

O Pró-reitor de Assuntos Estudantis, Marcelo Mendes, explicou que o Plano de Ação Especial de Manutenção Acadêmica, por se tratar de uma estratégia para atender a uma necessidade específica, poderá vir a ser ofertado em uma nova data não definida (a depender de disponibilidade orçamentária e conforme o planejamento da Pró-reitoria).

“Nosso principal foco é garantir a permanência desses alunos e as condições de aprendizagem. Para o decorrer do ano, com recursos fixos, os estudantes com deficiência são atendidos com recursos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), o qual disponibiliza auxílios como Moradia, Creche, dentre outros”, detalhou.

É possível conhecer os critérios para acessar cada um destes benefícios no menu esquerdo da página da Proest.

Andréa Santiago - Ascom UFS

Atualizado em: Sex, 06 de janeiro de 2023, 17:30