Qua, 11 de janeiro de 2023, 15:16

UFS lança edital para avaliação socioeconômica de estudantes de graduação presencial
Cadastro é fundamental para participação dos estudantes em processos seletivos para concessão de auxílios e bolsas

Durante live realizada na tarde desta quarta-feira (11), no canal da TV UFS no YouTube, a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Sergipe (Proest/UFS) divulgou a publicação do Edital da Chamada Pública para cadastro e avaliação socioeconômica de estudantes de graduação presencial da UFS. A finalidade do documento é cadastrar e realizar a avaliação socioeconômica de estudantes interessados em participar dos processos seletivos para concessão de auxílios e bolsas fornecidos pelas Pró-Reitorias de Assistência Estudantil, Extensão, Graduação e Pesquisa da UFS, pagas com recursos do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes).

+Acesse o Edital Nº 01/2023/Proest - Chamada Pública

Para participar da Chamada, com inscrições no período de 21 a 29 de janeiro, o estudante deve atender alguns requisitos previstos no edital, tais como: não possuir parecer “apto” em editais anteriores da Chamada Pública; não estar em mobilidade acadêmica ou afastamento especial e não estar inadimplente junto à Proest ou outro órgão público, referente à devolução de recursos públicos, dentre outros critérios.


Pró-reitor de Assuntos Estudantis, Marcelo Mendes, ressaltou a importância da assistência estudantil para a permanência do aluno na universidade
Pró-reitor de Assuntos Estudantis, Marcelo Mendes, ressaltou a importância da assistência estudantil para a permanência do aluno na universidade

Em sua fala de abertura, o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Marcelo Mendes, ressaltou que a UFS, na ultima década vem apresentando muitos avanços no aspecto da infraestrutura, número de cursos e consequentemente em número de alunos. Uma ampliação que torna fundamental que a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis elabore e desenvolva um conjunto de estratégias que atenda esta diversidade. "O conjunto de ações que temos adotado vêm dando oportunidade de que todos os filhos de agricultores, filhos de trabalhadores, acessem a universidade. Algo que certamente num momento não tão distante não tinham condições de fazer parte", avaliou o pró-reitor.

Inscrição

O aluno deverá preencher o Cadastro Único da UFS Portal do Discente (etapa em que precisa responder todo o questionário socioeconômico); declarar a vulnerabilidade socioeconômica e disponibilizar os documentos comprobatórios no Portal do Discente. A relação de documentos necessários estão disponíveis na página da Proest . A última etapa é efetuar inscrição na Bolsa Chamada Pública no Portal do Discente > Bolsas > Solicitação de Bolsas > Solicitar Bolsa Chamada Pública. É recomendado salvar ou imprimir o comprovante de inscrição.

É necessário haver total atenção dos candidatos nesta etapa, visto que a documentação enviada não poderá ser alterada posteriormente. Em caso de descumprimento deste item, o SIGAA atribuirá parecer "inexistente" e o estudante terá que participar de uma nova chamada pública.

As datas do resultado preliminar, apresentação de recurso, avaliação do recurso e resultado, serão divulgados após o encerramento das inscrições. O resultado final será publicado na página da Proest, na seção “Resultados”.


Chefe da Dipai, João Paulo Feitoza, esclareceu dúvidas apresentadas pelos estudantes no chat da live
Chefe da Dipai, João Paulo Feitoza, esclareceu dúvidas apresentadas pelos estudantes no chat da live

Vulnerabilidade econômica

Durante a live, o chefe da Divisão de Programas de Assistência e Integração (Dipai), João Paulo Feitoza, esclareceu dúvidas recebidas pelo chat do YouTube e apresentou alguns conceitos que guiam o trabalho da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis na etapa de análise das inscrições. Um deles é o da vulnerabilidade socioeconômica que consiste na combinação de fatores que degradam o bem-estar pessoal e social de diferentes formas e intensidades, sendo causa e resultado de limitado acesso a recursos e poder político, econômico e social por parte de quem dela é afetado.

"Nós temos uma ação do Estado Brasileiro que visa garantir o acesso e permanência de pessoas que apresentam este perfil. Para o contexto da Universidade, essa vulnerabilidade envolve um conjunto de características que envolve a moradia, as condições de transporte, a quantidade de pessoas da família, a renda dos familiares (especialmente a per-capita bruta por membro da família) e também as despesas que esta familia apresenta. Todas essas características servem para identificar se estes alunos que apresentam vulnerabilidade possuem o perfil que demanda a ação de assistência estudantil", explicou. Um dos critérios que definem a vulnerabilidade, o da renda, é o de um salário mínimo e meio bruto de renda familiar (per capita).


Dúvidas

Os estudantes que após lerem o edital ainda tenham dúvidas poderão contar com o apoio de um “Plantão Tira Dúvidas” disponibilizado pela Proest nos campi Aracaju, São Cristóvão, Itabaiana, Lagarto e Sertão, no período de 17 a 20 de janeiro, em horários e locais informados no edital da Chamada. Pedidos de esclarecimentos também podem ser endereçados ao e-mail caduni@academico.ufs.br. Outra importante fonte de informação para os alunos é o perfil da Proest no Instagram.

Ascom UFS

comunica@academico.ufs.br


Atualizado em: Qui, 12 de janeiro de 2023, 12:12
Notícias UFS