Seg, 16 de janeiro de 2023, 12:44

Restaurantes Universitários reabrem com programação especial
Gestores da UFS recepcionaram os alunos no Campus de São Cristóvão
Quatro Restaurantes Universitários da UFS retomaram o funcionamento nesta segunda-feira. (fotos: Schirlene Reis/Ascom UFS)

Parte dos Restaurantes Universitários da Universidade Federal de Sergipe (UFS) retomou suas atividades nesta segunda-feira, 16. No Campus de São Cristóvão, os estudantes foram recepcionados para o almoço com um cardápio especial, além de música e distribuição de chocolates. Além da cidade universitária, reiniciam o funcionamento hoje os campi de Aracaju, Laranjeiras e Lagarto. No dia 23 será a vez do Campus de Itabaiana. Já o restaurante do Campus do Sertão, em Nossa Senhora da Glória, passa a funcionar novamente a partir do dia 30 de janeiro.

A alimentação institucional é regulada pela coordenadora de Alimentação e Nutrição da Proest

De acordo com o reitor da UFS, Valter Santana, a retomada é relevante sob diversos aspectos. “Esse é um momento extremamente importante, a gente sabe o quanto o programa de alimentação estudantil é fundamental para a permanência dos nossos alunos dentro da universidade. Além disso, a oferta de nutrientes adequados é fundamental para o processo de aprendizagem. Então, dentro do compromisso da retomada está o início das atividades com uma nova empresa para ofertar a alimentação adequada para os nossos alunos, com almoço e jantar. Enfrentamos dificuldades de logísticas com as empresas e dificuldades orçamentárias, mas há um compromisso em ofertar alimentação e outras ações de inclusão e permanência para que os nossos alunos permaneçam na instituição da melhor forma”, resumiu o reitor.

“Hoje estamos celebrando esse momento e eu espero que o novo contrato, nessa nova gestão com a nova empresa, possa seguir dentro da trajetória de um bom relacionamento e uma oferta de uma alimentação balanceada para os nossos alunos”, complementou.

Reitor Valter Santana (centro), vice-reitor Rosalvo Ferreira (esq.) e pró-reitor Marcelo Mendes recepcionaram os alunos

Satisfação

Para o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Marcelo Mendes, a recepção dos alunos transmite um sentimento de alegria para a gestão da UFS. “É um momento de muita satisfação para todos nós que fazemos a Universidade Federal de Sergipe, porque estamos retomando as atividades com a presença das estruturas que garantem a alimentação institucional, ampliando o tempo de permanência dos alunos da universidade e, certamente, com esse aluno permanecendo mais tempo, possibilita não só melhorar suas condições de alimentação e nutricional, mas ampliar o tempo dedicado ao ensino, a pesquisa e a extensão”, pontuou o pró-reitor.

A coordenadora de Alimentação e Nutrição da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, Bárbara Rocha, também se fez presente na recepção dos alunos. “Hoje estamos reabrindo alguns dos restaurantes universitários da UFS, com um pequeno atraso em relação ao início das aulas, que foi necessário porque fizemos uma nova licitação em dezembro e estamos assumindo com outra empresa. Iniciamos aqui com uma recepção aos estudantes, cardápio especial, presença dos gestores da UFS e música, sempre entendendo a importância da alimentação institucional para a permanência dos alunos na UFS. Estamos vendo como eles estão bem receptivos, alegres, tirando fotos dos cardápios, comentando, formando fila, então estamos felizes em voltar às atividades”, declarou Bárbara.

Alunos foram recebidos com música ao vivo e chocolates

Campus de Lagarto

O Resun do Campus de Lagarto voltou nesta segunda-feira, com o retorno do ano letivo, após o recesso acadêmico. Segundo a chefe do Resun e nutricionista do campus, Kelly Protásio, a estimativa para o primeiro dia é servir 479 refeições (421 onívoras e 58 vegetarianas). O Resun funciona durante os dias úteis, das 11h às 14h.

Retomada das atividades do Resun do Campus de Lagarto. (foto: Ana Laura Farias/CampusLag)

A discente de Odontologia Stefany Brito, moradora do município de Itabaiana, a 40 km de Lagarto, garante que o Resun traz mais praticidade ao seu cotidiano; “Faço essa viagem entre as cidades todos os dias e seria bem mais difícil se tivesse que também cozinhar e trazer comida. Aqui é prático e tem um preço acessível”, pontua.

Andreza Azevedo - Ascom UFS

Ana Laura Farias - Campus de Lagarto