
Marchinhas de carnaval, adereços carnavalescos e muita animação: foi assim que o Bloquinho Somos UFS percorreu o Campus de São Cristóvão na noite da última quinta-feira, 16. A atividade foi promovida pelas pró-reitorias e Extensão (Proest) e Assuntos Estudantis (Proest), em parceria com o Departamento de Música (DMU).
A concentração do bloquinho aconteceu no Restaurante Universitário (Resun) com o início da apresentação do Coletivo Musical DôTêCa. Logo depois o bloquinho saiu em cortejo pelo campus, passando pela Praça da Democracia e outros locais da UFS.
Para a pró-reitora de Extensão, Sueli Pereira, esse é um momento de aproveitar todos os espaços da universidade após o período de reclusão durante a pandemia de covid-19. “Passamos por uma longa fase de afastamento e agora estamos aqui, unidos, celebrando perto dos nossos discentes a arte e a cultura nesse espaço em que compartilhamos tantas experiências”, ressaltou a pró-reitora.

O Coletivo Musical DôTêCa, do Departamento de Música, estava sob coordenação da professora Aline Araújo. Ela explica que o grupo é formado por cerca de 30 pessoas, entre alunos e ex-alunos, que se revezam nas apresentações. “Organizamos em um grupo do próprio coletivo os alunos interessados em colaborar com esse momento e o resultado foi essa festa linda, com muita celebração”, comentou a professora.

Durante a realização do Bloco Somos UFS, alguns alunos se reuniram na concentração para acompanhar a atividade desde o início, assim como fez a aluna Crislâne Carvalho, do curso de Letras Português-Inglês. “Estou aqui desde o começo e está sendo uma experiência muito boa. É legal quando a universidade se preocupa em trazer eventos para descontrair mais o ambiente e a galera”, disse a estudante.

Na oportunidade, o pró-reitor Marcelo Mendes comentou acerca do estímulo da produção de atividades culturais no ambiente de convívio dentro da universidade. “Fomentar o lazer, a arte e essa partilha cultural fazem parte do nosso desejo, ainda para o ano de 2023, de implantar um ambiente de aprimoramento de habilidades por meio do lazer no espaço de convívio”, destacou o pró-reitor.

O Bloco Somos UFS também foi aprovado por Matheus Silva, estudante do curso de Letras Português-Espanhol. “Fiquei surpreso de chegar no Resun e ter essa liberdade artística. É muito bom e é preciso ainda mais nesse momento que a gente está passando. São muito boas intervenções como essa”.
Janaína Cavalcante – bolsista
Letícia Nery – Ascom UFS
comunica@academico.ufs.br