Qui, 23 de fevereiro de 2023, 13:08

Empreendedorismo feminino em SE é tema de reunião na UFS
Na última quarta-feira, universidade recebeu representantes de grupos que abordam a temática no estado
Reunião teve como objetivo ampliar os debates sobre o empreendedorismo feminino em Sergipe (Foto: Pedro Ramos / Ascom UFS)
Reunião teve como objetivo ampliar os debates sobre o empreendedorismo feminino em Sergipe (Foto: Pedro Ramos / Ascom UFS)

Com o objetivo de estruturar futuras ações frente ao empreendedorismo feminino em Sergipe, a Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) recebeu na última quarta-feira, 15, representantes dos grupos Mulheres em Movimento e da Rede Solidária de Mulheres de Sergipe.

Na ocasião, a Rede Solidária de Mulheres apresentou as várias experiências já vivenciadas sobre empreendedorismo feminino para que, junto à universidade, fossem pensadas parcerias para desenvolver novos projetos no que se refere à capacitação para o empreendedorismo feminino, favorecendo as competências e habilidades desse grupo em diversas atividades.

Para Mirza Barreto, coordenadora do projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe, o diálogo com a universidade é necessário para ampliar os debates e prospectar futuras parcerias. “Inicialmente, nossa intenção é apresentar o projeto à instituição para que, a partir do conhecimento de sua existência, possamos criar mecanismos de resgate dessas mulheres naquilo que elas sabem e querem fazer de melhor, proporcionando mudanças econômicas e autonomia”, explica Mirza.


Mirza Barreto, coordenadora do projeto Rede Solidária de Mulheres em Sergipe. (Foto: Pedro Ramos / Ascom UFS)
Mirza Barreto, coordenadora do projeto Rede Solidária de Mulheres em Sergipe. (Foto: Pedro Ramos / Ascom UFS)

Idealizadora do grupo Mulheres em Movimento SE, Ana Paula Santos também viu como promissora a ampliação dos debates sobre o tema no estado. “A partir da organização dos dados de cada grupo, sem dúvidas, encontraremos soluções que visem transformar a vida dessas mulheres, criando projetos de empreendedorismo transformadores”, disse.


Ana Paula Santos, idealizadora do Mulheres em Movimento SE. (Foto: Pedro Ramos / Ascom UFS)
Ana Paula Santos, idealizadora do Mulheres em Movimento SE. (Foto: Pedro Ramos / Ascom UFS)

Para a pró-reitora de Extensão da UFS, esse primeiro encontro é de fundamental importância para entender de que forma a universidade possa incorporar ações que contribuam para as atividades já desenvolvidas nos grupos.

“Esse primeiro momento foi muito produtivo para que tivéssemos ciência dos trabalhos feitos nessa temática e quais são as reais necessidades de cada grupo diante das mulheres atendidas. De forma conjunta, a intenção é de que trabalhemos para que a universidade possa contribuir significativamente para bons resultados, bons projetos no empreendedorismo do estado”, diz Sueli Pereira.

Na reunião, também estiveram presentes a Tereza Raquel da Coordenação de Tecnologias Sociais e Ambientais (CTSA), Jucileia Morais, coordenadora do Centro de Empreendedorismo e Conceição Mendonça e Marília Souza da Rede Solidaria de Mulheres

Ascom UFS

comunica@academico.ufs.br


Atualizado em: Qui, 23 de fevereiro de 2023, 15:07
Notícias UFS