Qui, 09 de março de 2023, 16:00

UFS celebra sucesso da etapa de pré-matrícula institucional do Sisu 2023
No total, das 5.446 pessoas convocadas, 3653 inscreveram-se no Portal de Ingresso
Equipes trabalharam de 02 a 08 de março na verificação das documentações recebidas durante o período de pré-matriculas (Fotos: Schirlene Reis / UFS)
Equipes trabalharam de 02 a 08 de março na verificação das documentações recebidas durante o período de pré-matriculas (Fotos: Schirlene Reis / UFS)

O documento enviado pelo candidato comprova que ele concluiu o ensino médio? O estudante atende aos critérios impostos pela cota para a qual está inscrito? Estas foram apenas algumas das várias conferências realizadas pela equipe da Universidade Federal de Sergipe (UFS) responsável pela pré-matrícula online dos candidatos aprovados no Sisu UFS 2023. O trabalho foi realizado de 02 a 08 de março, nos laboratórios de ensino do Departamento de Computação.

A ação, explicou a coordenadora da equipe, Luciana Araujo, foi dividida em quatro frentes: o Departamento de Administração Acadêmica (DAA) assumiu a tarefa de analisar a documentação recebida, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proest) foi responsável pela análise da renda, a Divisão de Assistência ao Servidor (Diase) verificou a inscrição dos candidatos que se declararam deficientes e por fim a equipe da Banca de Heteroidentificação fez uma primeira avaliação dos estudantes autodeclarados pretos ou pardos. Este último trabalho conta com uma etapa presencial, a ser realizada de 20 a 23 de março, para os casos em que os dados enviados durante a pré-matrícula não foram considerados suficientes para a comprovação.


Luciana Araujo, coordenadora da equipe responsável pela pré-matricula, explicou de que forma o trabalho foi realizado
Luciana Araujo, coordenadora da equipe responsável pela pré-matricula, explicou de que forma o trabalho foi realizado

Apenas nas duas primeiras equipes (DAA e Proest), 80 pessoas divididas em três salas, colaboraram com a tarefa de realizar a pré-matricula dos estudantes, dentre servidores e funcionários terceirizados da Instituição trabalhando nos três turnos do dia. Deste grupo, quatro pessoas foram designadas exclusivamente para atender as diversas ligações feitas pelos candidatos que, em suas casas, queriam tirar dúvidas antes de enviarem suas documentações.

“Além de esclarecer as questões por telefone, também entramos em contato com os estudantes que enviaram documentações inadequadas para que eles providenciassem a correção e reenviassem os documentos. Temos nos empenhado para a cada ano concluir esse processo da forma mais célere possível, atendendo aos prazos apresentados pelo Ministério da Educação”, explicou a coordenadora da equipe.


Telefones foram disponibilizados para que estudantes pudessem esclarecer dúvidas antes de enviarem a documentação
Telefones foram disponibilizados para que estudantes pudessem esclarecer dúvidas antes de enviarem a documentação

Assessor técnico da Prograd, Talysson Hora, é um dos servidores que colaborou na supervisão do processo de pré-matrícula. Um trabalho ao qual ele se dedica há muitos anos, desde 2017, quando tudo ocorria de maneira presencial. Para o servidor é uma honra poder ser útil em uma etapa tão importante na vida de quem conquista a aprovação.

“Auxiliei os atendentes que analisavam a documentação recebida quando eles tinha dúvidas e ocasionalmente ajudava a esclarecer as questões que chegavam por telefone e porventura os atendentes não sabiam responder”, explicou Talysson.


Talysson Hora, assessor técnico da Prograd, participa do processo de pré-matrícula desde o período em que a etapa era realizada presencialmente
Talysson Hora, assessor técnico da Prograd, participa do processo de pré-matrícula desde o período em que a etapa era realizada presencialmente

Envio de documentos ocorre por meio do Portal de Ingresso

Até 2020, era no Centro de Vivência que o período de matrícula ocorria. Os estudantes classificados, inclusive os que moravam fora da cidade ou do Estado de Sergipe, precisavam deslocar-se para a UFS para enfrentarem uma longa fila e entregar a documentação necessária para a inscrição.

Em abril de 2021, por força da pandemia e a decorrente necessidade do distanciamento social, a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) “entrou em campo” e desenvolveu o Portal de Ingresso, possibilitando, desde então, que essa documentação seja enviada de maneira online. Um formato que tem contribuído para a agilidade do processo de pré-matrícula.

“Este ano, operacionalmente o sistema apresentou comportamento adequado durante todo o processo. Alguns pequenos problemas apareceram, mas a nossa equipe prontamente os solucionaram, de modo que não houve nenhum impacto para o cumprimento do período de matrícula”, avaliou Fernanda Passos, coordenadora de sistemas da STI.

Próximas etapas

Os candidatos com documentos indeferidos pelo DAA podem interpor recurso nos dias 13 e 14 de março, também por meio do Portal de Ingresso.

Para o caso dos estudantes cuja pré-matrícula institucional foi aprovada, é obrigatório realizar no SIGAA a fase de confirmação de matrícula, destinada à efetivação desse processo, mudando a condição de pré-matriculado para matriculado. As datas desta etapa serão definidos em edital a ser publicado antes do início do período letivo de ingresso do aluno.


Pró-Reitor de Graduação, Dilton Maynard, comemora sucesso do período de pré-matrículas
Pró-Reitor de Graduação, Dilton Maynard, comemora sucesso do período de pré-matrículas

Comemorando o sucesso dessa etapa, o Pró-Reitor de Graduação, Dilton Maynard, comentou a expectativa para outra esperada etapa do processo de matrícula: a divulgação da convocação dos candidatos da lista de espera.

“As matrículas ocorreram dentro da normalidade esperada. Estamos satisfeitos porque o planejamento funcionou e não tivemos maiores intercorrências. Nas próximas semanas, a liberação da lista de espera vai exigir da gente um trabalho ainda maior, pois tradicionalmente chamamos mais candidatos da lista de espera. Então é um outro processo de matrícula também muito exaustivo, mas que também deverá transcorrer tranquilamente conforme nosso planejamento”, analisou o gestor.

Andréa Santiago (Ascom UFS)

comunica@academico.ufs.br


Atualizado em: Sex, 10 de março de 2023, 13:19
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