Qua, 15 de março de 2023, 17:00

UFS lança editais para estudantes de graduação e de doutorado
O programa Socialize-SE destinará 20 bolsas a graduandos, enquanto o Inova Pós oferecerá dois auxílios a doutorandos

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Posgrap), por meio da Coordenação de Inovação e Transferência de Tecnologia (Cinttec), lançou dois editais na plataforma da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agitte).

Socialize-SE

Um dos editais lançados é o Socialize-SE, a fim de fomentar o desenvolvimento de soluções inovadoras para problemas sociais, apoiando e incentivando atividades ou ações continuadas que promovam a melhoria da qualidade de vida da sociedade.

+ Acesse a página do Socialize-SE e baixe o edital

A finalidade é promover o envolvimento e a cooperação de professores e estudantes em atividades de inovação social, com a troca de saberes acadêmicos e populares para fortalecer a integração entre a UFS e a sociedade com soluções inovadoras.

Neste caso, os projetos devem obrigatoriamente contemplar um ou mais objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), e a proposta deverá ser submetida como projeto via Sigaa.

Os docentes com propostas aprovadas desenvolverão seus projetos com estudantes regulares em cursos de graduação da UFS. Para tanto, serão concedidas 20 bolsas de estímulo à Inovação Social para discentes de graduação, com duração de seis meses, no valor de R$ 700.

A submissão dos projetos deverá ser realizada pelo pesquisador de forma online até o dia 31 de março, seguindo normas e cronograma estabelecidos no edital. O discente deverá identificar os projetos aprovados e demonstrar interesse naquele em que pretende atuar, de 11 a 13 de abril.

Inova Pós

Com edital lançado também pela Cinttec, o Inova Pós busca fortalecer a inovação, a pesquisa, a pós-graduação e o empreendedorismo inovador na UFS por meio do envolvimento de estudantes de pós-graduação em projetos de interesse do setor empresarial.

+ Acesse a página do Inova Pós e baixe o edital

O edital é voltado para estudantes de doutorado da UFS, os quais irão desenvolver suas pesquisas com o seu orientador acadêmico e um supervisor junto à Empresa Parceira, à qual o projeto de doutorado estará relacionado. A ideia é que, ao final do projeto, além da produção científica, sejam gerados produtos ou processos inovadores que possam ser aplicados no setor empresarial.

Serão destinados dois auxílios de estímulo à inovação na modalidade doutorado, com duração de seis meses, no valor de R$ 3,1 mil. Será exigida também uma contrapartida mínima da Empresa Parceira no valor de R$ 6,6 mil, em uma ou mais parcelas, podendo ser disponibilizada através de equipamentos e demais materiais permanentes e/ou despesas de custeio efetivamente necessários para a execução da proposta.

As submissões das propostas serão realizadas exclusivamente pelos discentes via internet, por meio do formulário disponibilizado no edital, até 30 de abril.