Seg, 20 de março de 2023, 13:08

“Crossfit na UFS”: oficina leva conhecimento sobre modalidade esportiva
Evento foi realizado pelo departamento de Educação Física e contou com estudantes de licenciatura e bacharelado

Com o objetivo de desmistificar conceitos errôneos e explicar o funcionamento das mais diversas modalidades esportivas, o departamento de Educação Física da UFS realizou na manhã da última quinta-feira (16), uma oficina de introdução ao Crossfit.

A ação, que contou com a participação de estudantes das graduações em Educação Física (licenciatura e bacharelado), foi coordenada pelo professor Marcos Bezerra, que destacou. a importância de desmistificar conceitos criados sobre a modalidade, principalmente por parte daqueles que não a conhecem, e estimular os alunos que pretendem seguir nessa área de trabalho.


Oficina sobre introdução ao crossfit reuniu estudantes de Educação Física (Fotos: Gabriel Silva / Proex)
Oficina sobre introdução ao crossfit reuniu estudantes de Educação Física (Fotos: Gabriel Silva / Proex)

Segundo ele, a oficina envolve vários aspectos ensinam desde como executar um movimento até o planejamento de uma aula. A proposta da oficina não é fazer um curso de formação, mas fazer com que os estudantes tenham uma ideia do que seja o crossfit para que, futuramente, seja despertado o interesse em trabalhar com esse tipo de modalidade.

“No crossfit, cada dia é um treino diferente, que serve para melhorar o condicionamento físico para que as pessoas se tornem mais aptas a realizar atividades do dia a dia que necessitem do uso da força muscular, ou realizar atividades por períodos muito prolongados”, explica o professor.


Professor Marcos Bezerra, coordenador do evento
Professor Marcos Bezerra, coordenador do evento

Ele salienta ainda que os conceitos trabalhados sobre os diferentes tipos de exercícios físicos realizados dentro do crossfit podem ser incorporados por qualquer pessoa independentemente da idade.

“Existe um lema de que o Crossfit é para todos. Então, todas as pessoas de qualquer idade conseguem realizar as atividades, que são adaptadas mesmo para praticantes com algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida”, comenta o professor Marcos Bezerra.


Professor Bruno Silva, que ministrou a aula teórica, explica que a modalidade esportiva ajudou muitas pessoas a saírem do sedentarismo
Professor Bruno Silva, que ministrou a aula teórica, explica que a modalidade esportiva ajudou muitas pessoas a saírem do sedentarismo

A aula foi ministrada pelo professor Bruno Silva, formado pela UFS. Para ele, o crossfit ajudou muitas pessoas a criar um prazer pela prática dos exercícios físicos, já que todos sabem que os exercícios físicos fazem bem para saúde, mas não praticam por não gostar ou por achar o treino muito repetitivo.

“Um dos benefícios que o crossfit trouxe para a Educação Física foi criar uma modalidade em que as pessoas passaram a gostar das práticas de exercícios físicos de maneira que não se machuquem e eleve o seu condicionamento físico de maneira dinâmica, já que os treinos não costumam se repetir”, afirma Bruno.

Logo após a aula teórica com o professor Bruno Silva, houve uma aula prática com o professor André Luiz. A aula aconteceu no Ginásio da UFS e contou com a presença de Mateus Santos da Cunha, aluno do curso de Educação Física e praticante do crossfit há mais de sete anos.

Mateus relata que o crossfit muda a vida de muitas pessoas, pois ajuda a quem nunca teve contato com algum tipo de atividade física ou simplesmente não gostava de praticar nenhum exercício. Segundo ele, a modalidade vem se diferenciando e se destacando por não ser um treino monótono.

Gabriel Silva (bolsista)
Jéssica Vieira (jornalista)

comunica@academico.ufs.br


Atualizado em: Ter, 21 de março de 2023, 14:50