Ter, 21 de março de 2023, 17:41

UFS é destaque na Premiação Melhores do Ano 2022 da CBDU
Bruno Mendes, medalha de ouro no poker online no JUBs, foi selecionado dentre atletas de todo o país

A vitória de um estudante atleta é um motivo de muita comemoração para a universidade que ele representa. E quando a conquista é dupla? Este é o caso de Bruno Mendes, 24 anos, estudante de Enfermagem do Campus de Lagarto da Universidade Federal de Sergipe (UFS), que no ano passado conquistou a medalha de ouro no poker online, nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) e que este ano foi escolhido pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) como “Atleta Destaque 2022”. A premiação foi entregue na tarde desta quarta-feira, 22 de março, durante uma solenidade realizada em Brasília (DF). A cerimônia reuniu e homenageou atletas e entidades que contribuíram para o fomento ao esporte universitário em 2022.


Bruno Mendes, estudante de Enfermagem do Campus de Lagarto, foi escolhido como "Atleta Destaque 2022" . (foto: Arquivo pessoal)
Bruno Mendes, estudante de Enfermagem do Campus de Lagarto, foi escolhido como "Atleta Destaque 2022" . (foto: Arquivo pessoal)

O jovem foi o único atleta do poker que pontuou em todas as mesas de competição. O esporte começou a fazer parte da sua vida aos 13 anos, como brincadeira entre amigos. Ele comemora as vitórias obtidas durante a sua primeira participação no campeonato e afirma que elas o estimulam a continuar a se dedicar ao esporte. O estudante conta que mesmo treinando em média uma hora por dia, conciliando com os estudos, se surpreendeu com os resultados positivos.

“Antes dessas vitórias eu tive que participar da seletiva estadual do JUBs, em Sergipe, disputando com 28 pessoas e sendo classificado. Apenas duas foram selecionadas. Todas essas conquistas foram positivas para mim, fazendo eu ter maior noção da minha capacidade”, analisou Bruno.


Aluno conquistou medalha de ouro na competição de poker online. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)
Aluno conquistou medalha de ouro na competição de poker online. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

Durante a competição, o atleta jogou em média 5 horas de pôquer durante quatro dias seguidos, disputando com outros 25 jogadores na primeira fase e 8 das instituições de ensino superior que que se classificaram para a disputa final presencial em Brasília (DF).

Um desafio que deverá viver novamente, pois irá participar da seletiva estadual para o JUBs 2023 e espera mais uma vez conquistar a vaga para representar a UFS. Este ano, a maior competição esportiva universitária ocorre na cidade de Joinville (SC), de 08 a 22 de outubro.


Bruno durante a cerimônia de premiação em Brasília/DF. (foto: Arquivo pessoal)
Bruno durante a cerimônia de premiação em Brasília/DF. (foto: Arquivo pessoal)

Vitórias no esporte

Em 2022, a delegação da UFS nos Jogos Universitários Brasileiros contou com 58 atletas, participando em quinze modalidades e trazendo para Sergipe 11 medalhas e 6 troféus por equipe. A atuação foi a melhor desde que a Universidade começou a participar da competição em 1969. Organizado pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), a competição reuniu 8 mil atletas de mais de 200 instituições públicas e privadas de ensino superior do Brasil.


Delegação da UFS conquistou 11 medalhas e 6 troféus no JUBs 2022. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)
Delegação da UFS conquistou 11 medalhas e 6 troféus no JUBs 2022. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

Randy Nascimento, responsável pela Coordenação de Promoções Culturais e Esportivas (Copre) comemora a participação e empenho de todos os estudantes e as vitórias de Bruno e dos outros alunos medalhistas.

“A Universidade Federal de Sergipe é a primeira IES do Brasil nos esportes eletrônicos. Além das vitórias do Bruno, nós ficamos com uma medalha de ouro no League of Legends (LoL), fomos medalha de bronze no Clash Royale. Atualmente oferecemos no espaço Vivência uma sala de jogos de mesa e em breve lá disponibilizaremos também um espaço específico para jogos eletrônicos. Isso já nos tornou uma referência nacional neste aspecto, quando vamos para as competições, e reuniões do Fórum de Gestores de Esportes das IES, os coordenadores das universidades querem informações sobre a organização do espaço e como conseguimos a sala e equipamentos”, comentou o coordenador.


Randy Nascimento, responsável pela Coordenação de Promoções Culturais e Esportivas (Copre) da UFS (Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)
Randy Nascimento, responsável pela Coordenação de Promoções Culturais e Esportivas (Copre) da UFS (Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

Outras vitórias que, na análise do coordenador, também merecem destaque é o expressivo crescimento da participação feminina no Jubs e a inserção de atletas de todos os campi da UFS nas competições, além do fato de estudantes de todos os cursos demonstrarem interesse em práticas esportivas.

“Tivemos um crescimento exponencial da participação feminina nos esportes da UFS. Já é uma tradição da UFS participar com equipes femininas no basquetebol e handebol, e já tem um tempo que o futsal feminino tem participado também, mas temos hoje uma consolidação de equipes e atletas individuais femininas de beach soccer, futebol de campo, nas lutas, tênis de mesa,cross training, dentre outros esportes”, detalhou.


58 atletas representaram a UFS na competição no ano passado. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)
58 atletas representaram a UFS na competição no ano passado. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

O coordenador atribui os excelentes resultados ao empenho individual de cada atleta, à dedicação dos técnicos que atuam como voluntários nos projetos de extensão esportivos da UFS, à organização e parcerias conquistadas pela Proest e aos investimentos que a Universidade vem fazendo nos últimos anos.

Dentre os diversos apoios oferecidos pela Copre estão a concessão de seguro médico aos esportistas, uniforme de competição, auxílio-viagem, o apoio no deslocamento dos estudantes às competições esportivas, dentre outras ações de incentivo como o lançamento de editais de apoio lançados pela Proest.

“Terminamos o ano de 2022, como a 3ª melhor Instituição de Ensino Superior do Brasil no Paradesporto e em 11ª em Desporto entre 283 instituições públicas e privadas, sendo a segunda dentre as instituições pública. Atualmente, 857 alunos estão na base de dados da CBDU que representam a UFS em competições e porém muito mais alunos são atendidos pela Instituição que aposta no esporte não apenas com o objetivo de premiações em competições, mas por entender que é uma ferramenta de transformação social” comemorou o coordenador.

Ascom UFS

comunica@academico.ufs.br


Atualizado em: Qui, 23 de março de 2023, 16:29
Notícias UFS