Qua, 22 de março de 2023, 09:26

Evento no Campus de Lagarto discute impacto da qualidade do sono na saúde
Encontro foi elaborado pelo projeto de extensão Dormindo Bem
Professora Gerlane e discentes do projeto Dormindo Bem. Imagens: Adilson Andrade/Ascom UFS

A qualidade do sono pode afetar diversos aspectos da nossa saúde. Pensando nisso, o projeto de Extensão Dormindo Bem realizou o Simpósio Multiprofissional sobre o Sono, na última quinta-feira (16). A programação incluiu tópicos como higiene do sono, qualidade do sono dos estudantes universitários, dentre outros, com as áreas de Fonoaudiologia, Fisioterapia, Medicina e Odontologia do Sono.

O projeto e o evento são coordenados pela professora Gerlane Nascimento, do Departamento de Fonoaudiologia. A ideia de pesquisar o sono veio antes mesmo da entrada da docente na graduação. “Eu via muito o caso do meu pai, que sofreou muito com problemas no sono e ronco. Depois, percebi que esse problema ainda era muito pouco estudado”, comenta. As discentes do projeto Dormindo Bem participaram da organização e palestras do evento.

Público era formado por discentes do campus Lagarto

Existem vários fatores para avaliar a qualidade do sono, segundo a docente. “Cada pessoa tem um cronótipo e uma quantidade de horas necessária para sentir-se descansada. Porém, de forma geral, pode-se dizer que uma boa noite de sono tem em média sete horas, sem interrupções, sem acordar para ir ao banheiro. Tudo isso num ambiente livre de ruídos e luminosidade”, pontua.

O projeto de extensão realiza atendimentos no Ambulatório do Sono, para tratamentos de apneia e ronco. São realizados cerca de 100 atendimentos/ano, desde o início das atividades, em 2015. O protocolo aplicado engloba cerca de 8 sessões/pessoa, mas os pacientes são orientados a prosseguir com os exercícios em casa, para garantir o fortalecimento da musculatura e a continuidade das melhorias.

Ana Laura Farias

Campus Lagarto