Sex, 24 de março de 2023, 15:39

UFS vai mapear perfil de estudantes e egressos da pós-graduação em Comunicação Social
Projeto envolve programas da Federal do Mato Grosso do Sul, Federal do Pará, e Federal de Roraima

Um projeto da UFS, em parceria com outras três universidades, vai mapear a trajetória de discentes e egressos dos programas de pós-graduação em Comunicação de regiões pouco favorecidas do país, investigando as condições de acesso e permanência, desafios e possibilidades de intervenção, bem como marcadores sociais de raça e gênero.

Concorrendo no edital PDPG Alteridade na Pós-Graduação, lançado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o projeto foi classificado em primeiro lugar no seu eixo no Brasil e terá prazo de execução de 40 meses, contando com dois bolsistas de mestrado, dois de doutorado e três de pós-doutorado.

Professora Renata Malta, coordenadora do projeto (Foto: Adilson Andrade/AscomUFS)

A professora Renata Barreto Malta, do Departamento de Comunicação Social (DCOS), é quem coordenará a pesquisa, da qual participam as professoras Sônia Aguiar e Raquel Carriço, ambas do DCOS, além de docentes dos programas de pós-graduação em Comunicação da Federal do Mato Grosso do Sul, Federal do Pará, e Federal de Roraima.

“Por tratar de alteridade, que é uma questão que pode ser transversal, nós concorremos com projetos de todas as áreas, de todo o país, sendo apenas 13 aprovados. E isso é muito grande, demonstra mesmo o potencial enorme que temos aqui”, pontua Renata.

A pesquisa buscará, dentre outras ações, estudar marcadores sociais, especificamente étnico-raciais e de gênero, que atravessam as vivências dos alunos de pós-graduação em Comunicação Social nas três regiões consideradas as menos favorecidas (Nordeste, Norte) e no centro-oeste do país.

Gladston Santos, responsável pela Coordenação de Pós-Graduação da UFS (Foto: Schirlene Reis/AscomUFS)

Além disso, os pesquisadores buscarão compreender em que medida as desigualdades sociais dos alunos se materializam em desafios, obstáculos, e especificidades em sua jornada acadêmica; bem como questões que dizem respeito ao acesso à política de cotas e à mobilidade geográfica de estudantes e egressos.

Para auxiliar nesse estudo, a pesquisa contará com a parceria do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da UFS. “Ele entra na parceria não para fazer a pesquisa de campo, mas para contribuir com uma discussão teórica aprofundada, fundamental para esse estudo. Entendemos que o PPGS pode contribuir muito”, conta Renata.

Para o professor Gladston Santos, da Coordenação de Pós-Graduação (COPGD/Posgrap), esse é um resultado “extremamente importante, é um tema sobre o qual precisamos de informações, e que será muito importante para a consolidação da pós-graduação em Comunicação Social, que teve elevação de nota na última avaliação quadrienal, passando para o conceito 4, e que com essa aprovação comprova o seu desenvolvimento”.

Atualizado em: Sex, 24 de março de 2023, 19:47