Qui, 20 de abril de 2023, 16:46

VII Troca-Troca de Livros, organizado pelo Departamento de Educação, acontece na UFS
Encontro foi realizado com o intuito de promover hábitos de leituras entre os universitários e a comunidade externa

Cerca de uma semana antes do Dia Mundial do Livro (23/04), na última quarta-feira, 19, aconteceu o VII Troca-Troca de Livros do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe (DED/UFS). O evento ocorreu no espaço de convivência entre as didáticas I e II, no campus São Cristóvão, e faz parte da ação contínua do grupo de estudos e pesquisas Relicário.


Quem participou da feira teve acesso às obras dos mais variados gêneros literários (Fotos: Janaína Cavalcante/Bolsista - Ascom UFS)
Quem participou da feira teve acesso às obras dos mais variados gêneros literários (Fotos: Janaína Cavalcante/Bolsista - Ascom UFS)

Coordenado pela professora Roselusia Teresa de Morais, a atividade promoveu uma tarde com práticas de leituras entre os acadêmicos da UFS e a comunidade externa.

Na oportunidade, a professora explicou que essa iniciativa de realizar a troca de livros dentro do espaço universitário surgiu durante a pesquisa de doutorado no Rio Grande do Sul. “No meu doutorado, participei de um grupo de pesquisa que promovia uma feira de troca de livros na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A partir daí, surgiu a chance de realizar essa parceria institucional entre a UFS e a UFPel, no ano de 2016”, contou a docente.


Roselusia Teresa de Morais é docente do Departamento de Educação (DED/UFS) e coordenou as atividades desenvolvidas no evento
Roselusia Teresa de Morais é docente do Departamento de Educação (DED/UFS) e coordenou as atividades desenvolvidas no evento

Durante a feira, discentes de cursos de Educação, Psicologia, Artes Visuais e a participação da Editora UFS também contribuíram na realização do evento, seja por meio da coleta e armazenamento de doações ou pela própria oferta dos livros.

Quem participou da atividade teve acesso às obras que agradam os mais variados gostos: ficção, culinária, romance, drama, além de materiais acadêmicos. Para Roselusia Teresa, esse momento foi gratificante, pois na condição de educadora, é importante ter esse fomento às práticas de leitura por prazer.

Feira de livros

Mais de cem alunos se cadastraram na atividade de extensão, além da comunidade externa. O público teve acesso a livros que estavam em ótimo estado de conservação e também a oficinas envolvendo práticas de leitura, aquarela, origami e outras formas de arte visual.


Graduanda do curso de Pedagogia, Geovana Gisele comandou a oficina de criação e pintura
Graduanda do curso de Pedagogia, Geovana Gisele comandou a oficina de criação e pintura

“Esse é um espaço para que as pessoas possam externar suas emoções desenhando, colorindo, com as palavras, com a escrita, da maneira que for mais confortável para ela. O importante é ter esse momento para explorar a criação individual de cada um por meio da arte na sua essência”, ressaltou Geovana Gisele, aluna do curso de Pedagogia e uma das organizadoras do evento.

O encontro também contou com a participação de docentes externos à universidade, que foi o caso da pedagoga do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Rafaely Campos. A professora esteve à frente da coordenação de uma oficina literária em que o participante troca o livro por uma leitura, isto é, quando o discente realiza a escolha de uma obra, ele é convidado a ler algum trecho que o interessa e, assim, recebe o exemplar lido de presente.


Rafaely Campos é pedagoga do IFS e auxiliou na organização da VII Troca-Troca de Livros
Rafaely Campos é pedagoga do IFS e auxiliou na organização da VII Troca-Troca de Livros

“Vivemos rodeados de tantas tecnologias e com o celular em mãos o tempo todo, então, é muito importante fazer com que as pessoas recuperem o hábito de folhear um livro novamente. O livro físico possibilita muitas memórias e é interessante mostrar, principalmente para os alunos, que ter o hábito de tocar na obra e sentir as texturas das páginas, por exemplo, também é legal”, enfatizou a pedagoga.

Os estudantes que estavam presentes na atividade também puderam trocar livros que já não utilizavam nas leituras cotidianas por obras que vão auxiliá-los nas disciplinas da graduação. Esse foi o caso da discente em Psicologia, Jeniffer Santos, que aproveitou a feira para trocar obras acadêmicas com os colegas de curso. “Alguns livros do curso são caros e essa troca possibilita que eu ajude meus colegas com leituras que já não utilizo mais e vice-versa”, completou a graduanda.

Janaína Cavalcante – Bolsista
Brunna Martins – Ascom UFS
comunica@academico.ufs.br


Atualizado em: Qui, 20 de abril de 2023, 17:04
Notícias UFS