Qui, 27 de abril de 2023, 08:02

Scientia Opará: pesquisadores da UFS desenvolvem projeto sobre o Rio São Francisco e produzem documentário
Pesquisa propõe uma investigação dos entrelaçamentos do saber popular com a ciência e a literatura
O projeto Scientia Opará está sendo realizado pela UFS em parceria com escolas estaduais e outras universidades federais

Pesquisadores da UFS estão realizando um projeto de pesquisa em parceria com escolas estaduais e outras universidades federais sobre os diferentes imaginários atribuídos ao Rio São Francisco a partir de diferentes atividades de pesquisa e a realização de um documentário. O projeto Scientia Opará, que surgiu do interesse de pesquisadores que têm em suas trajetórias, vivências e conexões com o rio São Francisco, propõe uma investigação dos entrelaçamentos do saber popular com a ciência e a literatura, tendo como ponto de partida, os caminhos do rio São Francisco, incluindo os novos caminhos traçados pela transposição.

A ideia é elaborar uma trajetória de pesquisa baseada no diálogo entre os conhecimentos não científicos, por vezes, silenciados e marginalizados e o conhecimento científico relacionado aos temas de interesse da comunidade.

O projeto Scientia Opará teve início em 2022

“É notório que o rio São Francisco exerce grande influência no imaginário popular, o que nos revela que o rio não é apenas um lugar geográfico, mas uma inspiração, estando presente nas diversas expressões artísticas de sua gente”, explica Erivanildo Lopes, professor de química da ufs e coordenador do projeto.

O projeto teve início em 2022 e tem financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e apoio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte de Sergipe (SEDUC), contando com a parceria da Universidade Federal do Cariri, da Universidade Federal de Santa Catarina e da Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Entre as atividades já realizadas estão uma série de podcast produzidos por alunos de graduação e pós graduação de química da UFS, um concurso de redação que teve como tema: “Projeto Scientia Opará: Entrelaçamentos entre saberes locais, Ciências e Literaturas”, proposto a alunos de escolas públicas da região do São Francisco, e o início das gravações de um documentário sobre o rio.

Algumas atividades do projeto são realizadas em escolas públicas da região do São Francisco

O documentário começou a ser filmado em março deste ano nos municípios de Canhoba/SE, Canindé do São Francisco/SE e Xingó/AL e tem como proposta apresentar as histórias e memórias do Rio São Francisco sob a perspectiva dos imaginários construídos sobre ele. “O documentário buscará dar visualidade a diferentes histórias relacionadas ao rio, tanto no âmbito do imaginário popular como no âmbito escolar, entrecruzando gerações que vivenciaram e ainda vivenciam as diferentes e encantadoras facetas do Velho Chico”, afirmou Erna Barros, professora do curso de Cinema da UFS.

Os episódios do podcast Scientia Opará estão disponíveis nas plataformas de streaming e o documentário tem previsão de ser lançado em 2024.

Mais informações sobre o projeto podem ser acessadas no perfil do instagram do Laboratório de Pesquisa em Ensino de Ciências: @lapeci_ufs.

Erna Barros - DCOS UFS
dcos@academico.ufs.br