Sex, 05 de maio de 2023, 11:57

UFS conquista quatro medalhas e dois troféus no Jubs Praia 2023
Competição aconteceu em São Luís/MA

Os Jogos Universitários Brasileiros de Praia (Jubs Praia) tiveram as competições encerradas no último sábado, 29, em São Luís/MA, e a delegação sergipana esteve presente em pódios de diferentes esportes da competição.

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) conquistou 4 medalhas de bronze, sendo uma no beach wrestling - categoria 90kg, com Marcelo Souza, duas no surf com Sanny Souza e Leonardo Vasconcelos, e uma no cross training masculino com Ednaldo Júnior.

Ednaldo Júnior conquistou o terceiro lugar na modalidade cross training. (foto: CBDU)

“Eu estou muito feliz com o resultado, é o que eu venho almejando desde o JUBs de Brasília, em 2022, que eu tive um quinto lugar um pouco amargo. Esse ano consegui um bom resultado no JUBs Praia e o que me manteve forte foi a união dos atletas da UFS e a colaboração da Coordenação de Promoções Culturais e Esportivas e da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis. Tudo isso influenciou na conquista da medalha”, diz Marcelo Souza, estudante de Educação Física.

A UFS foi para São Luís com estudantes-atletas das modalidades de: beach soccer feminino; beach hand feminino; futmesa feminino, masculino e misto; cross training feminino e masculino; beach wrestling feminino e masculino; surf feminino e masculino; vôlei 4x4 misto; vôlei de praia feminino; beach tênis feminino e masculino; e basquete 3x3 feminino e masculino.

“A atmosfera da delegação de Sergipe, em especial da UFS, foi muito divertida e incentivadora. Em quase todos os jogos do basquete a torcida marcou presença e fez muito barulho. Fomos até as quartas de final contra a Unip de São Paulo, não conseguimos medalha esse ano, mas ano que vem estaremos lá de novo e com mais vontade do que nunca de melhorarmos a nossa posição e conquistar uma medalha”, diz o estudante de Engenharia Química e atleta de basquete, Nathan Machado.

Além da medalha, Sanny Souza conquistou troféu por equipe no surf. (foto: CBDU)

Além das medalhas, a Universidade Federal de Sergipe conquistou dois troféus de terceiro lugar por equipe, sendo um no surf masculino e outro no surf feminino.

“Essa foi a primeira edição do surf no Jubs Praia e foi uma honra ser uma das primeiras pessoas a participar da competição. Fiquei muito feliz com o resultado, obtive o 3° lugar no feminino e pude contribuir com o troféu de 3° lugar no surf feminino para a UFS”, celebra Sanny Souza, estudante de Engenharia Eletrônica.

Leonardo Vasconcelos também conquistou medalha de bronze e troféu por equipe no surf. (foto: CBDU)

Leonardo Vasconcelos, medalhista de bronze no surf, conta que foi a sua primeira competição pela Universidade Federal de Sergipe. “Foi sensacional viajar com a galera da universidade, todo mundo em prol de um objetivo só, representando a UFS e querendo ganhar medalha. Eu queria muito ganhar, fiquei completamente imerso nas baterias e foi massa demais na minha primeira competição ter conquistado o 3°lugar”.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis, Marcelo Mendes, reforça a atuação da Proest para garantir a boa participação dos alunos nas competições. "A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, através da Coordenação de Promoções Esportivas e Culturais aqui da nossa universidade, tem dado todas as condições, como a fase de treinamento, auxílios e ônibus, para que os alunos possam participar dos Jogos Universitários Brasileiros. São atividades já planejadas e coordenadas que têm dado resultados, então a gente tem estimulado cada vez mais o esporte e a cultura com o intuito de fortalecer a socialização, a prática da atividade e também promover saúde".

Randy Nascimento, coordenador da Copre, explica que boas posições nas competições da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) somam pontos para a universidade e no final do ano as melhores universidades recebem premiações em um evento feito em Brasília/DF.

“Considero que tivemos uma participação muito interessante, fomos a maior delegação de Sergipe e uma das maiores delegações do Brasil. A UFS classificou 56 atletas de várias modalidades, tivemos o dobro de participação feminina nas equipes que foram para o Jubs Praia esse ano e isso é muito importante para a ampliação da participação da mulher de uma forma geral nas atividades de esporte e cultura da UFS”, ressalta o coordenador da Copre.

Delegação da UFS competiu em 10 esportes durante o Jubs Praia. (foto: CBDU)

Todos os alunos-atletas da UFS recebem auxilio-viagem e viajam com seguro médico caso aconteça algum tipo de acidente durante as competições, fazendo parceria com o Departamento de Medicina, que faz as avaliações médicas obrigatórias para que os estudantes estejam aptos para as competições.

Além do JUBs Praia, esse ano a UFS também vai participar do JUBs Campo com um time masculino e um time feminino de futebol em Curitiba no final do mês de maio. O time de futebol 7 masculino da univerisdade também vai disputar vaga para a competição de maio.

Júlia Cavalcante

Letícia Nery – Ascom UFS