Ter, 16 de maio de 2023, 09:55

Colégio de Aplicação da UFS promove lançamento oficial do Bicentenário do Maestro Bochecha
Músico tem participação histórica relevante em sua área
Evento aconteceu na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Vitória, em São Cristóvão. (Foto: Elisa Lemos/Ascom UFS)
Evento aconteceu na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Vitória, em São Cristóvão. (Foto: Elisa Lemos/Ascom UFS)

Dando continuidade às comemorações pelos 55 anos da Universidade Federal de Sergipe (UFS), foram celebrados na última segunda-feira, 15, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Vitória, em São Cristóvão (SE), os 200 anos de nascimento de José Annunciação Pereira Leite, conhecido como Maestro Bochecha. Por conta disso, o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (Codap) promoveu um evento, com apresentação do coro e orquestra da UFS, para lançar o projeto de extensão Bicentenário de José Annunciação Pereira Leite.

A iniciativa, que ocorreu integralmente na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Vitória, em São Cristóvão, foi prestigiada pelo reitor da UFS, Valter Santana. “São Cristóvão é um município muito especial para a nossa universidade, que abriga, que recebe a sede da nossa Federal de Sergipe. Esse evento é uma simbologia disso tudo, um momento em que a universidade hoje, completando 55 anos, vem até a sede do município de São Cristóvão trazer cultura para a população, para os nossos alunos, então é uma troca entre o saber acadêmico, a produção de conhecimentos e a transferência de saber para a sociedade. É isso que movimenta, leva desenvolvimento e fortalece o ensino que produzimos em todos os níveis da nossa instituição”, pontuou o reitor.


Gestores da UFS prestigiaram o evento. (Foto: Elisa Lemos/Ascom UFS)
Gestores da UFS prestigiaram o evento. (Foto: Elisa Lemos/Ascom UFS)

Extensão

Idealizado e coordenado pela professora Thais Rabelo, docente de Música no Colégio de Aplicação da UFS e pesquisadora da Música na História de Sergipe Oitocentista, o projeto de extensão Bicentenário de José Annunciação Pereira Leite contou com palestra e apresentação musical. “O José Anunciação Pereira Leite foi um músico que nasceu em São Cristóvão, exerceu diversas funções, como instrumentista, professor de música, também trabalhou em Aracaju, foi maestro da banda da Polícia, foi uma pessoa muito importante na formação de novos músicos, na produção musical, mas com o tempo foi ficando esquecido. A gente vem realizando pesquisas em torno da história da música de Sergipe e encontramos essa trajetória dele e a informação que se comemorariam em 2023 os 200 anos de nascimento dele, e aí foi desenvolvida essa ação”, explicou a professora.

Thais Rabelo iniciou o evento com uma palestra sobre o músico, sua trajetória, sua produção. “Ele foi um músico com intensa atividade. Falecido em 1872, desempenhou funções como maestro, instrumentista, compositor e professor, desencadeando um impacto significativo no contexto musical local no século XIX. Para celebrar os 200 anos de nascimento de José Annunciação Pereira Leite e visando contribuir para o conhecimento e valorização do patrimônio musical local, lançamos o projeto de extensão Bicentenário de José Annunciação Pereira Leite”, resumiu Thais.


Professora Thais Rabelo, docente de Música e pesquisadora da Música na História de Sergipe Oitocentista. (Foto: Elisa Lemos/Ascom UFS)
Professora Thais Rabelo, docente de Música e pesquisadora da Música na História de Sergipe Oitocentista. (Foto: Elisa Lemos/Ascom UFS)

O evento teve o apoio da direção do Colégio de Aplicação, conforme comenta o diretor Carlos Alberto Barreto. “Esse evento, organizado pela professora Thais, é resultado de um estudo, de uma pesquisa dela. Estamos realizando essa ação, enquanto universidade, por meio do Colégio de Aplicação, fizemos a parceria com a Prefeitura de São Cristóvão e aproveitamos para fazer com que a comemoração pudesse acontecer dentro da festividade dos 55 anos da UFS. A professora Thais, com a equipe de instrumentistas e músicos, fizeram gravações de músicas escritas pelo José da Anunciação, essas músicas vão ser divulgadas para a comunidade no mês de agosto desse ano, e ela também vai passar por vários locais, inclusive iniciando hoje, com essa palestra falando sobre a história, sobre toda a vida do músico”, detalhou Barreto.


Coro e orquestra da UFS abrilhantaram as comemorações. (Foto: Elisa Lemos/Ascom UFS)
Coro e orquestra da UFS abrilhantaram as comemorações. (Foto: Elisa Lemos/Ascom UFS)

Trajetória

De acordo com a professora Thaís, a memória em torno da trajetória e produção do músico tem sido resgatada por pesquisas musicológicas. “Isso tem possibilitado o levantamento de informações sobre José Annunciação. Os resultados destacam a atividade musical abrangente em que atuou como mestre de Música convidado do Corpo Policial de Sergipe a partir de 1853, em um período em que Aracaju passou a ser a nova capital, além de ter se tornado um dos conceituados professores de música que contribuiu para a formação musical de São Cristóvão e de Aracaju. Como compositor, José Annunciação produziu várias obras, abarcando tanto música sacra católica, com Missas, Ladainhas, como também música de dança, modinhas, marchas e dobrados. A pesquisa sobre José Annunciação Pereira Leite tem impulsionado os estudos acerca de antigos mestres de música sergipanos”, explicou a professora Thais em sua palestra.


Evento teve parceria do Departamento de Música da UFS. (Foto: Elisa Lemos/Ascom UFS)
Evento teve parceria do Departamento de Música da UFS. (Foto: Elisa Lemos/Ascom UFS)
Músicos celebraram os 200 anos de nascimento de José Annunciação Pereira Leite. (Foto: Elisa Lemos/Ascom UFS)
Músicos celebraram os 200 anos de nascimento de José Annunciação Pereira Leite. (Foto: Elisa Lemos/Ascom UFS)

Além do Colégio de Aplicação, o Bicentenário de José Annunciação Pereira Leite é uma realização do Centro de Estudos em Musicologia e Patrimônio Musical Sergipano e tem parceria do Departamento de Música da UFS, da Pró-Reitoria de Extensão, do Centro de Artes e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco e do Programa de Pós-Graduação em Música da UFMG, além do apoio da Prefeitura Municipal de São Cristóvão.

Ascom UFS

comunica@academico.ufs.br


Atualizado em: Ter, 16 de maio de 2023, 10:59
Notícias UFS