Ter, 06 de junho de 2023, 14:33

UFS é eleita a segunda melhor universidade do Nordeste em ranking internacional
O ranking é elaborado a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU
No total 1.591 universidades de 112 países/regiões foram avaliadas. Destas, a UFS é uma das 47 instituições brasileiras que ocupam um lugar no ranking

Obter sucesso em rankings nacionais e internacionais tornou-se constante para a Universidade Federal de Sergipe (UFS) como as conquistas de posições de destaque nos AD Scientific Index 2023” e o Research.come no levantamento feito pelo Center for World University Rankings (CWUR). Este mês a conquista é ter sido eleita a segunda melhor universidade do Nordeste e a vigésima segunda do Brasil no Impact Rankings da Times Higher Education (THE). Uma posição que conquistou progressivamente; em 2021 a instituição era a quinta do Nordeste e a vigésima oitava no âmbito nacional; no ano seguinte, 2022, saltou para a quarta posição no Nordeste e a vigésima quarta no Brasil.

Este ranking, especificamente, é elaborado a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). No total, 1.591 universidades de 112 países/regiões foram avaliadas. Destas, somente 47 são brasileiras. Dentre os 17 itens avaliados pela Times Higher Education estão objetivos como acabar com a pobreza, preservar a natureza e o clima e assegurar paz e prosperidade para as pessoas, independente do lugar em que elas vivam. Os dados repassados pela Superintendência de Indicadores de Desempenho Institucional (SIDI) para Times Higher Education foram coletados em 2022, considerando os indicativos obtidos em 2021.

No outro ranking realizado pela THE, no qual são considerados aspectos como desempenho dos cursos, ingressantes e concluintes, a instituição é considerada a melhor do Nordeste.

"Energia limpa e acessível" foi um dos itens em que a UFS registrou avanço significativo ( Reprodução Sidi/UFS)

Conforme o levantamento da THE para o Impact Rankings, a UFS obteve crescimento considerável em 12 dos 17 pontos avaliados, tais como: Paz, Justiça e instituições eficazes (o qual subiu de 53,8 em 2022 para 61,5 em 2023) e Ação contra a mudança global do clima, que avançou de 30,2 para 39,6.

Reitor da UFS, Valter Santana, ressalta a importância do esforço coletivo para a conquista de boas colocações nos rankings (Fotos: Adilson Andrade/AscomUFS)

Para o reitor da UFS, Valter Santana, a conquista representa o resultado esperado de um esforço coletivo na busca pela oferta de uma educação de qualidade e formadora de cidadãos.

“É um motivo de muito orgulho. A Universidade Federal de Sergipe que, tal como o estado de Sergipe, é considerada pequena, mas que na magnitude de suas ações mostra o quanto é importante o poder transformador da educação. Quando a gente se preocupa em formar profissionais, também nos preocupamos em transformar a nossa realidade”, comemorou o reitor.

Kleber Oliveira, responsável pela Superintendência de Indicadores de Desempenho Institucional. (Fotos: Adilson Andrade/Ascom UFS

O superintendente de Indicadores de Desempenhos da UFS, Kléber Oliveira, ressalta que o crescimento da instituição neste ranking, nos últimos anos, merece ser ainda mais celebrado por ter ocorrido em um período no qual o mundo enfrentava os grandes desafios trazidos pela pandemia de covid-19. Em sua análise, os indicadores internacionais vêm para atestar uma qualidade já apontada pelos indicadores oficiais do Brasil, como a nota 4 de 5 dadas pelo Ministério da Educação (Mec) à UFS em suas mais recentes avaliações: Ciências Atuariais, Ciências Sociais e Estatística e Letras e Engenharia Agrícola.

“No geral, a universidade tem crescido bastante. Nós fomos uma das primeiras do Nordeste a recuperar a taxa de sucesso, ou seja, a proporção de alunos concluintes após o período pré-pandemia de covid-19. Chegamos a 42% de sucesso. O que mostra a robustez da universidade, a qualidade do ensino, o envolvimento dos professores, dos alunos e dos técnicos. Por trabalhamos acompanhando estes dados, não é um resultado que surpreende porque estamos sempre nesse movimento de ações, de busca,” disse o superintendente.

Segundo ele, a relevância do ranking é dar maior visibilidade ao que de certo a Universidade está realizando, aumentando a sua responsabilidade em continuar oferecendo a mesma qualidade. Representando também uma oportunidade de haver a correção de eventuais equívocos. Sua expectativa é que, em 2024, a instituição suba mais posições no âmbito nacional e chegue ao primeiro lugar da região Nordeste, considerando que o período analisado pelo ranking não inclui diversas ações importantes realizadas pela instituição, como por exemplo, os investimentos em energia renovável por meio da instalação de placas fotovoltaicas.

“Que os esforços de todos possam continuar para que a universidade se mantenha dentro dessa posição de destaque e que possa seguir firmes nos próximos anos e melhorando cada vez mais”, comentou o reitor Valter Santana.

comunica@academico.ufs.br

Atualizado em: Qua, 07 de junho de 2023, 11:51