Na última quarta-feita (07/06), a Academia Sergipana de Medicina homenageou os pesquisadores da Universidade Federal de Sergipe, que integraram o ranking do AD Scientific 2023. Vinte e três pesquisadores da instituição, em diferentes áreas, apareceram entre os 10 mil cientistas considerados mais influentes e produtivos da América Latina.

Pesquisadores da UFS conquistam espaço em rankings de influência internacional
O reitor Valter Santana e o vice-reitor Rosalvo Ferreira participaram da solenidade, que contou com a presença de membros da diretoria da Academia, do secretário de estado da saúde, Walter Pinheiro, da secretária de saúde de Aracaju, Waneska Barboza, além de alguns professores homenageados e familiares.
"Pessoas especiais como vocês [pesquisadores], precisam ser agraciadas com mais frequência, por tudo que fizeram e construíram. Que continuem crescendo e fluendo crescimento.", ressaltou o presidente da Academia, o médico William Soares.
O ranking internacional leva em consideração o desempenho (em termos de produção) e o impacto dos estudos nas respectivas áreas de pesquisa de cada docente. "Esse resultado é uma mostra do legado que a UFS tem deixado para todo o estado de Sergipe. Sinto-me honrado em receber essa moção de aplausos pela instituição e poder também prestar essa homenagem a quem efetivamente faz a universidade acontecer.", afirma o reitor Valter Santana.

Representando os professores que apacerem nos indicadores do levantamento, o coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCS), professor André Barreto, reforçou que o resultado não é apenas quantitativo, mas principalmente qualitativo. "A Universidade Federal de Sergipe tem feito um excelente trabalho na produção de conhecimento no estado de Sergipe, que, com certeza, ultrpassa os limites geográficos do estado. Podemos afirmar que nossos pesquisadores têm o reconhecimento nacional e internacional.", ressalta o coordenador do PPGCS. Onze docentes, entre os vinte e três homenageados, integram o Programa de Ciências da Saúde.

Foram homenageados os pesquisadores: Amélia Ribeiro de Jesus (Departamento de Medicina); André Faro (Departamento de Psicologia); André Luís Faria e Silva (Departamento de Odontologia); Antônio Carlos Sobral Sousa (Departamento de Medicina); Antônio Reinaldo Cestari (Departamento de Química); Arie Fitzgerald Blank (Departamento de Engenharia Agronômica); César Bolaño (Departamento de Economia); Danilo Rodrigues Pereira da Silva (Departamento de Educação Física); James Almada da Silva (Departamento de Farmácia); Leandro Bacci (Departamento de Engenharia Agronômica); Lucindo Quintans Júnior (Departamento de Fisiologia); Mairim Russo Serafini (Departamento de Farmácia); Manuel Hermínio de Aguiar Oliveira (Departamento de Medicina); Maria de Fátima Arrigoni Blank (Departamento de Engenharia Agronômica); Mário Ernesto Giroldo Valerio (Departamento de Física); Marzo Edir da Silva Grigoletto (Departamento de Educação Física); Nelson Orlando Moreno Salazar (Departamento de Física); Paulo Ricardo Saquete Martins Filho (Departamento de Educação em Saúde); Péricles Barreto Alves (Departamento de Química); Ricardo Freire (Departamento de Química); Roque Pacheco de Almeida (Departamento de Medicina); Roberto Jerônimo dos Santos Silva (Departamento de Educação Física); Vitor Oliveira Carvalho (Departamento de Fisioterapia). Ao final da solenidade, os pesquisadores e os representantes dos homenageados receberam um certificado com a moção de aplausos da Academia Sergipana de Medicina.

Vitor Belém - Ascom UFS
comunica@academico.ufs.br