
Debater de forma coletiva o direito à cidade e as experiências urbanas é de interesse público. E, para tornar essa discussão mais ampla, a docente do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Sergipe, Sarah França, coordena a série audiovisual “Reforma Urbana e direito à cidade na Região Metropolitana de Aracaju: democratizando conhecimentos".
O projeto faz parte do Núcleo Aracaju do Observatório das Metrópoles, com financiamento do Fórum Nacional de Reforma Urbana. Com o projeto, é produzida uma série de vídeos no Instagram com conteúdos dinâmicos e linguagem acessível. Em cada episódio, a série promove a difusão do conhecimento construído na universidade.

A coordenadora do projeto explica a periodicidade das produções. “Iniciamos as produções em junho e elas durarão até o mês de setembro. A série tem 12 temas quinzenais que envolvem vídeos com participação de pesquisadores e posts informativos aos sábados, além dos ‘desafios’ às quartas, com a participação dos seguidores”, afirma a professora Sarah.
A iniciativa permeia em torno da discussão que tem sido travada nos últimos anos, especialmente, pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo acerca da necessidade de formar cidadãos conhecedores das questões e problemas urbanos e da importância da efetivação do direito à cidade para todos.
A série também apresenta o conteúdo do livro “Reforma Urbana e Direito à Cidade Aracaju”, que integra a coletânea de 17 livros produzidos pelo Observatório das Metrópoles, sobre outras 15 regiões metropolitanas, e tem o intuito de enfatizar a relevância da democratização do debate referente ao direito à cidade, como um direito coletivo e que representa as oportunidades.
“Esse projeto já tem trazido muitos bons resultados e estamos bastante felizes. Muitas pessoas têm comentado no nosso perfil que desconheciam informações sobre a Região Metropolitana de Aracaju e relataram a importância da transmissão de diversos conteúdos produzidos pela universidade. De fato, nosso compromisso é a formação cidadã para transformação da sociedade e a contribuição com políticas públicas para efetivação de cidades mais justas e igualitárias”, ressalta a docente.
Trabalho em equipe
Um dos pontos preponderantes dentro do Observatório das Metrópoles, no âmbito nacional, é a montagem de estratégias para levar o conhecimento produzido na academia para o público externo.
Na UFS, o trabalho envolve a colaboração de outros pesquisadores e docentes integrantes do Núcleo Aracaju do observatório. O professor César Henriques Matos (DAU), a professora aposentada Vera Lúcia Alves França (PPGEO), as alunas Emyly Ferreira Lima e Laís de Andrade Lima (DAU) e a egressa Viviane Luise de Almeida contribuem para o desenvolvimento constante das produções.

“Sou arquiteta recém-formada, além de pesquisadora. Contribuir nesse projeto vem sendo uma experiência fundamental nessa ‘desconfiguração’ dos padrões acadêmicos que estamos acostumados. Saber escrever uma pesquisa, um artigo e até mesmo um livro é fundamental, mas saber repassar o conhecimento presente nesses materiais para quem não está acostumado com a escrita científica é um desafio necessário”, pontua Viviane Luise de Almeida, egressa da UFS e colaboradora do projeto.
Cada episódio da série de vídeos é publicado quinzenalmente no instagram do núcleo e levam ao público os resultados das pesquisas desenvolvidas por toda a equipe envolvida no projeto.
Além da publicação dos vídeos, toda quarta-feira, a partir das 18h, a equipe de moderadores realiza desafios sobre a temática urbana para que os seguidores possam também se engajar mais no assunto.
Janaína Cavalcante - Bolsista
Letícia Nery - Ascom UFS
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