Qui, 10 de agosto de 2023, 10:28

Professor da UFS é eleito para conselhos nacional e internacional
Ele é membro do Departamento de Filosofia da universidade

O professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Antônio Carlos dos Santos, foi eleito para o Comitê Assessor da área de Filosofia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). Ele ocupará a função pelos próximos três anos. “Esse comitê é relevante não apenas para o julgamento das propostas de apoio a projeto de pesquisas e de formação de recursos humanos, mas também expressa a representatividade da comunidade científica junto à sociedade brasileira e decide a política acadêmica para a área de atuação”, explicou o professor.

Além da designação nacional, ele foi eleito também para os próximos quatro anos para o Comitê Executivo da International Society for Eighteenth-Century Studies (ISECS), cuja sede está localizada em Paris. “Esta Sociedade congrega 33 sociedades nacionais, dos cinco continentes, e neste ano completou 60 anos de existência. Apesar dessa longa experiência, até então não se tinha a presença de nenhum pesquisador latino-americano, razão pela qual o fui o primeiro eleito, abaixo da linha do Equador, a fazer parte daquele Comitê Executivo”, detalhou Antônio Carlos. Esta votação aconteceu de forma eletrônica, envolvendo associados de todo o mundo.

Professor Antônio Carlos dos Santos (Foto: Arquivo Pessoal)

Currículo

Natural de Itabaiana, é professor titular de Ética e Filosofia Política do Departamento de Filosofia da UFS desde 1992. Foi professor visitante junto à Université de Paris I - Sorbonne (2017-2018); pós-doutor em Filosofia pela Université de Sherbrooke, Canadá (2008-2009) e pela Universidade de São Paulo (2011). Fez estágio de pesquisa na Voltaire Foundation, em Oxford (2022).

Defendeu tese doutoral em Filosofia pela Universite de Paris X, Nanterre (2003), em cotutela com a Universidade de São Paulo. Foi coordenador adjunto e Presidente da Câmara II (Ciências Humanas e Sociais) da área interdisciplinar da Capes (2013-2017).

Publicou e organizou vários livros. Tem artigos e capítulos de livros publicados na Inglaterra (Voltaire Foundation), Alemanha (Brill Editor), Canadá (Les Éditions Béllarmin), Suécia (Lund UP), França (Éditions Hermann), Bulgária (East-West Publishers), Peru (Fondo Editorial), além de periódicos internacionais e nacionais. É pesquisador do CNPq.

Atualizado em: Qui, 10 de agosto de 2023, 10:32