
Os 23 pesquisadores da Universidade Federal de Sergipe que passaram a figurar entre os 10 mil cientistas mais influentes e produtivos da América Latina foram homenageados em sessão especial na tarde desta terça, 29, na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese).
“A Assembleia Legislativa homenageia homens e mulheres que se dedicam às pesquisas. Nós que fazemos a Casa do Povo estamos muito felizes em honrar todos os pesquisadores que estão sendo reconhecidos pela Assembleia Legislativa”, disse o deputado Luciano Bispo, que presidiu a sessão.
Verificando não apenas o número de artigos publicados, mas também o número de citações recebidas mundialmente, dentre outros critérios, o AD Scientific Index, cuja edição 2023 havia sido divulgada em abril, define os pesquisadores que irão integrar o ranking dos cientistas mais produtivos e influentes do mundo.


“Não é apenas um conjunto de números e estatísticas, é um testemunho tangível do compromisso, da dedicação e do esforço incansável dos nossos cientistas e pesquisadores”, disse o deputado Luciano Pimentel, primeiro secretário da sessão.
E continuou: “Essa distinção reflete o brilhante trabalho que tem sido realizado em nossas instituições acadêmicas e científicas, especificamente na Universidade Federal de Sergipe, um instituto que há muito é um farol de conhecimento e inovação no nosso estado”.
O reitor Valter Santana destacou que o reconhecimento da Alese se volta para aquilo que a universidade tem de melhor, que são as pessoas que a compõem e se dedicam a ela. “Esse é um motivo de muito orgulho, o reconhecimento daqueles que se dedicam e se engajam muito no dia a dia para ofertar um ensino de qualidade para os nossos alunos e, por meio do seu conhecimento, transferir para a sociedade melhorias promovendo o desenvolvimento”, disse.


Uma dessas pessoas é a docente Maria de Fátima, que acaba de se aposentar depois de muitos anos dedicados à pesquisa na área de compostos medicinais, envolvendo atividades biológicas de óleos essenciais, produção de mudas em laboratório, dentre outras atividades.
“É muito gratificante”, disse a professora do Departamento de Engenharia Agronômica, “quando a gente tem um reconhecimento do que a gente vem fazendo ao longo de vários anos. É uma honra ter esse reconhecimento da Assembleia Legislativa”.
O professor Marzo Grigoletto, do Departamento de Educação Física, conta que seu trabalho busca um mix de Pesquisa e Extensão, atendendo a um grande número de idosos na comunidade próxima à Cidade Universitária, em São Cristóvão.



“Todo o trabalho realizado pelos nossos doutorandos e mestrandos tem culminado na publicação de artigos científicos de bastante relevância, chamando a atenção de colegas estrangeiros. Então, esse reconhecimento aqui em nosso próprio estado é muito gratificante para o nosso grupo de pesquisa”, detalhou Marzo.
Responsável por discursar representando todos os homenageados, o professor Antonio Carlos Sobral Sousa, disse que estes indicadores atuam como uma vitrine para a UFS, instituição que “responde por mais de 90% de toda a produção científica de Sergipe nos últimos dez anos”, possibilitando “maior visibilidade internacional, facilitando o intercâmbio de pesquisadores e acesso a financiamentos para pesquisa. A UFS é a instituição que mais projeta o nosso estado além fronteiras.”
Carlos Sobral, que é médico, fez também um apelo contra a desinformação. “Ao longo de minha trajetória de vida, em particular, aprendi com os mestres que a ciência não pode ser ameaçada pela política, pelo achismo, pela omissão. Infelizmente, muitos, por ideologia política, por falta de altruísmo, de integridade, de responsabilidade, de respeito, procuram passar pela internet informações visando desqualificar a ciência”.
O mesmo apelo esteve presente no discurso do reitor: “Toda instituição que reconhece e parabeniza pesquisador acredita e defende a verdade. Vivemos hoje um momento onde a descrença, onde a mentira paira e as acusações trazem um cenário de descrédito e descrença nas pessoas e nas instituições. Quando a gente reconhece o trabalho de quem, pelo método científico, busca trazer a realidade, a gente também está apoiando e dando crédito ao que é verdade”, concluiu Valter.


Presenças
No evento que contou com apresentação de parte do Coro e da Orquestra da UFS, regidos pelo maestro Ion Bressan, estiveram presentes familiares dos homenageados, membros da comunidade acadêmica e diversas autoridades, como o presidente da Academia Sergipana de Letras, José Anderson Nascimento, o desembargador Edson Ulisses Melo, Maria Isabel Nabuco D e a secretária municipal de Saúde, Waneska Barbosa, representando o prefeito Edvaldo Nogueira.

Homenageados
Confira a lista dos 23 professores que compõem o Ad Scientific Indez 2023 e foram homenageados na Alese:
Amélia Ribeiro de Jesus (Departamento de Medicina);
André Faro (Departamento de Psicologia);
André Luís Faria e Silva (Departamento de Odontologia);
Antônio Carlos Sobral Sousa (Departamento de Medicina);
Antônio Reinaldo Cestari (Departamento de Química);
Arie Fitzgerald Blank (Departamento de Engenharia Agronômica);
César Bolaño (Departamento de Economia);
Danilo Rodrigues Pereira da Silva (Departamento de Educação Física);
Stephen Francis Ferrari (Departamento de Ecologia);
Leandro Bacci (Departamento de Engenharia Agronômica);
Lucindo Quintans Júnior (Departamento de Fisiologia);
Mairim Russo Serafini (Departamento de Farmácia);
Manuel Hermínio de Aguiar Oliveira (Departamento de Medicina);
Maria de Fátima Arrigoni Blank (Departamento de Engenharia Agronômica);
Mário Ernesto Giroldo Valerio (Departamento de Física);
Marzo Edir da Silva Grigoletto (Departamento de Educação Física);
Nelson Orlando Moreno Salazar (Departamento de Física);
Paulo Ricardo Saquete Martins Filho (Departamento de Educação em Saúde);
Péricles Barreto Alves (Departamento de Química);
Ricardo Freire (Departamento de Química);
Roque Pacheco de Almeida (Departamento de Medicina);
Roberto Jerônimo dos Santos Silva (Departamento de Educação Física);
Vitor Oliveira Carvalho (Departamento de Fisioterapia).
Ascom
comunica@academico.ufs.br