
Até amanhã, 14 de setembro, a Biblioteca Central da Universidade Federal de Sergipe recebe a mostra artística “Vivências poéticas e experimentações sensíveis”. O evento faz parte de um projeto de extensão intitulado de “Leituras Literárias: Vivências Poéticas e Experimentações”, e conta com o apoio da Editora UFS.
A ação divulga a obra "Caderno de Vivências Poéticas", de autoria da curadora da mostra artística, professora Roselusia Oliveira. A exposição é fruto de uma seleção dos trabalhos desenvolvidos na disciplina Arte Educação, ofertada no período letivo 2023.1 para os cursos de licenciatura nos turnos vespertino e noturno. “Realizamos duas etapas de execução. A primeira consistiu em uma seleção voluntária dos referidos discentes que escolheram quais obras poderiam compor a mostra. Na segunda etapa, de seleção final das obras, contamos com a participação de estudantes e professores que auxiliaram a montagem e disposição dos produtos artísticos”.

A abertura da mostra aconteceu na noite do dia 04 de setembro, no auditório da Bicen. A professora explica que o evento contou com grande expressividade dos discentes. “Fiquei muito feliz com a organização e o resultado final da ação. A mostra realizada durante o período de 04 a 14 de setembro conta com um número significativo de visitantes que transitam pela Biblioteca Central da UFS”, celebra a docente do Departamento de Educação.
A programação engloba a apresentação de estudantes, voltadas para a arte brasileira, contando com diversas possibilidades de cunho pedagógico. O evento também conta com parceria do Grupo de Estudos e Pesquisas Relicário (Redes de leituras inscritas: cultura letrada, apropriações, representações e operações do ato de ler - DED/UFS/CNPq), o Instituto Federal de Sergipe e o Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas.

Projeto de extensão
A mostra artística “Vivências poéticas e experimentações sensíveis” faz parte do projeto de extensão “Leituras literárias: vivências poéticas e experimentações”, com ações de incentivo à leitura em escolas públicas e na Universidade. A ação conta com a participação efetiva de professoras vinculadas à Secretaria Municipal de Aracaju e à Secretaria Estadual de Educação.
Os princípios norteadores da ‘abordagem triangular’ ancoradas em Ana Mae Barbosa, na poética de Manoel de Barros e na inspiração da artista Lygia Clark almejaram experimentar as sensações e os sentidos dos licenciandos e das professoras envolvidas nas vivências. As ações potencializam o desenvolvimento de estratégias educativas que permitem repensar a formação integral e, consequentemente, os modos de aprender”, explica a professora Roselusia Oliveira.
Lucas Silva - estagiário
Letícia Nery - Ascom UFS
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