Entre os dias 17 e 20 de outubro, a Universidade Federal de Sergipe recebeu o IX Encontro Internacional de História Colonial, que reuniu especialistas na área temática. O evento foi promovido pelo Departamento de História, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em História da UFS.
Em 2023, o encontro marca o retorno presencial das atividades após a pandemia de covid-19, com o tema "Dimensões globais e locais dos impérios coloniais: redes, circulação e dinâmicas (secs. XV-XIX)".
A proposta do encontro foi agregar a relação entre pesquisadores, professores e o público, focando em debater questões históricas e teóricas que se relacionem com dimensão local e global da experiência colonial do período moderno. A programação englobou conferências, minicursos, mesas redondas, painéis e simpósios temáticos.
A doutoranda Ingrid Araújo participou do simpósio com o trabalho "Arqueologia da paisagem da comarca de Porto Seguro no início do século XIX: um exercício de geo-história retrospectiva". Ela ressalta que o evento contribuiu para troca de conhecimento entre os pesquisadores, aumentando produções acadêmicas.
"É a partir de pesquisas que estudamos uma série de documentações primárias e relatos de viajantes que passaram por ali. Estudar paisagens pretéritas daquele território, em especial, o de Porto Seguro, e a partir disso compreender não só o objeto, mas as estruturas, os funcionamentos e os sujeitos de movimento ao longo do tempo”, diz a pesquisadora.
Ascom UFS