Sex, 20 de outubro de 2023, 16:19

UFS prepara a 9ª Semana Acadêmica
Evento acontece entre os dias 27/11 e 01/12
Mat ria   9  semac materia

A 9ª Semana Acadêmica da Universidade Federal de Sergipe terá como tema “Emergências contemporâneas e transformação social”. O evento acontece entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro, em todos os campi da UFS, com palestras, apresentações, debates e exposições, envolvendo alunos, professores, técnicos e a sociedade em geral.

"Temos muito orgulho em realizar mais uma edição da nossa Semana Acadêmica. O momento onde os nossos alunos têm a possibilidade de interagir entre cursos, entre departamentos, apresentando aquilo que cada um produz no âmbito da graduação, da extensão e da pesquisa. Para além dessa integração, é a oportunidade de divulgação do que é realizado em nossa universidade. Com muito esforço e dedicação dos envolvidos na organização, está sendo construída uma programação para atender a toda a nossa instituição, em todos os nossos campi.", ressalta o profº Valter Santana, reitor da UFS.

Profº. Valter Santana, reitor da UFS. Foto; Ascom UFS.

A abertura oficial acontece no dia 27/11, às 19h, com a palestra da profª Mercedes Maria da Cunha Bustamante, atual presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A programação completa será divulgada no dia 14/11. São dezenas de atividades, entre elas: Lançamento oficial do Ecossistema de Inovação da Grande Aracaju (ELI); Apresentações dos programas institucionais como PIBID, PIBIC, RP e PROLICE; Premiação PROEX; Sarau com estudantes PEC-G; Prêmio Profª Maria Thetis Nunes; Atividades do Festival Esportivo Intercampi; Exposição da cultura Japonesa ; Encontro de Iniciação à Extensão; Aniversário de 15 anos da Orquestra da UFS; 15º EIDTI ; Quinta Cultural SEMAC; Premiação dos Programas PIBIC e PIBIT; entre outras.

Desde o mês de abril, a comissão organizadora se reunião mensalmente para fazer o planejamento do evento. Ao longo desse período, já foram lançados alguns editais que envolvem a organização da Semana Acadêmica, como o edital para os professores e os técnicos inscreverem atividades para compor a programação e o de inscrição para monitores voluntários. Será lançada ainda uma chamada pública para que interessados possam comercializar alimentos e produtos artesanais. Outro edital em torno da Semac é o de estímulo para apresentações artísticas e culturais durante o evento.

Reunião da Comissão de organização da 9ª Semac. Foto: Schirlene Reis | Ascom UFS.

A comissão é coordenada pelo profº. Marcelo Mendes, Pró-reitor de Assuntos Estudantis. “A Semac é uma oportunidade valiosa, não só para o aluno, como para o professor e para a comunidade. É uma forma de troca de experiências e uma oportunidade de promover ainda mais a disseminação do conhecimento, fortalecendo os laços entre a universidade e a sociedade.”, ressalta o coordenador. Expectativa semelhante é relatada pela vice-coordenadora da comissão, a profª Sueli Pereira, Pró-Reitora de Extensão. "A Semac é um grande e importante momento acadêmico e cultural da UFS. As expectativas para 2023 são para a realização de diversas atividades com temas inovadores e para muitas trocas de experiências e vivências", ressalta a vice-coordendora.

Ascom UFS

Atualizado em: Seg, 23 de outubro de 2023, 17:00