
O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe agora conta com novos ambientes para ampliar os espaços de ensino e preparar da melhor forma possível os alunos que estudam no Campus de Aracaju. Fruto de acordo de cooperação e emendas parlamentares, a instituição ampliou e unificou os laboratórios de habilidades e simulações, que cumprem o papel de replicar a realidade da prática profissional, com o intuito de desenvolvimento das habilidades dos discentes.
“Esse centro agregará valor ao que já é produzido e dará a possibilidade de ampliarmos esses espaços de ensino dentro do Hospital Universitário. Espero que, com esse mais esse espaço, possamos seguir ofertando melhores condições e, com isso, o melhor aprendizado para termos uma formação de profissionais capacitados e que tenham uma melhor atuação junto à população”, ressalta o reitor da UFS, Valter Santana.

Essas salas são abertas para todos os estudantes de graduação e pós-graduação que utilizam o HU enquanto espaço de estudo e já estão sendo utilizados em aulas. “Esse termo de colaboração firma o compromisso de criar espaços que são únicos e compartilhados para que todo mundo possa usufruir de uma estrutura melhor, ou seja, somar forças nesse fortalecimento da simulação, que é tão importante”, explica o diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Adriano Antunes.

Os espaços dispõem de simuladores, manequins de baixa, média e alta fidelidade, aparelhos e kits para práticas de suturas, além de estrutura que replica diferentes ambientes hospitalares. A evolução dos materiais está associada à emenda parlamentar participativa e a expectativa é que a universidade ainda receba novos espaços e materiais.
Para os alunos, é um espaço fundamental e esse é o sentimento da estudande de Medicina, Monique Lordelo. "A sala de simulação é imprescindível para os cursos que são majoritariamente práticos. Além de entender a rotina do atendimento, as simulações trazem segurança para o aluno e para o paciente, fixa os conteúdos estudados e nos faz entender como os assuntos ensinados serão úteis na prática diária".

Um dos manequins mais modernos simula um parto de maneira automatizada. “A gente consegue criar um caso clínico baseado no que a gente espera que o aluno aprenda. A partir do caso clínico, a gente insere no programa quais são as variáveis fisiológicas e parâmetros de sinais vitais que a gente quer que sejam alterados a depender da condução do aluno no caso. Esse manequim vai se adequando a essa situação”, comenta o professor do curso de Enfermagem, Eduesley Santana.

O chefe do Departamento de Medicina, Mário Adriano, também celebra o avanço. “No passado, esse treinamento era todo feito diretamente com o paciente e isso aumentava bastante a insegurança do aluno que estava aprendendo e também do paciente. Hoje a gente treina ostensivamente antes do aluno ter o primeiro contato com o paciente”.
Alguns dos aparelhos ainda contam com câmera de monitoramento, o que garante que o professor consiga avaliar as reações do aluno durante a realização do procedimento simulado.
Thaisy Santa Rosa - bolsista
Letícia Nery - Ascom UFS