Qui, 30 de novembro de 2023, 11:33

3º dia de Semac é marcado pelo Seminário Pibid, RP, Prolice e Encontro de Iniciação à Extensão
Atividades aconteceram nos campi de São Cristóvão, Itabaiana, Laranjeiras e Sertão
Durante a manhã de Semac foram realizados Seminário Pibid, RP, Prolice e outras ações. (Foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)
Durante a manhã de Semac foram realizados Seminário Pibid, RP, Prolice e outras ações. (Foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

Nesta quarta-feira, 29, terceiro dia de Semac, nos campi de São Cristóvão e Itabaiana, ocorreram as apresentações dos relatos de experiência de discentes integrantes do IV Seminário Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), da Residência Pedagógica (RP) e do Programa Licenciandos na Escola (Prolice).

As apresentações trouxeram como tema principal “Políticas Públicas, Formação Docente e Educação Básica”. De acordo com a diretora do Departamento de Licenciaturas e Bacharelados da UFS (Delib), Fernanda Correia, o seminário acontece dentro do ciclo dos programas da Capes, o Pibid e o RP, e esses programas têm uma previsão de realização eventos, para que os alunos façam seus relatos de experiência.

"É de fato uma oportunidade para compartilhar experiências, mostrar o que está sendo desenvolvido por eles nas escolas de educação básica, e esses alunos estão em núcleos das mais diversas licenciaturas dos campi de São Cristóvão e Itabaiana, atuando diretamente nas escolas. E como o seminário está acontecendo durante a Semac, é uma forma de agregar um público de mais de mil estudantes dos programas, além de outros interessados em participar das partilhas, o que torna a Semac ainda melhor, atingindo realmente a comunidade acadêmica", declarou a diretora.


Fernanda Correia é diretora do Departamento de Licenciaturas e Bacharelados da UFS. (Foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)
Fernanda Correia é diretora do Departamento de Licenciaturas e Bacharelados da UFS. (Foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

A aluna Emma Oliveira, do curso Artes Visuais Licenciatura, trouxe a sua contribuição ao evento. "A minha participação foi para relatar a minha experiência como docente no Colégio de Aplicação da UFS, falando sobre a nossa dinâmica, de como esse programa, o Pibid, é importante para o nosso curso, que é de licenciatura. Achei muito importante falar sobre como iniciei na prática, como tive esse contato direto com a docência, com o auxílio do professor, claro", pontuou Emma.


Emma Oliveira é aluna da licenciatura em Artes Visuais. (Foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)
Emma Oliveira é aluna da licenciatura em Artes Visuais. (Foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

A professora Ana Azevedo (DED) é coordenadora do Programa Residência Pedagógica e esteve presente na atividade. ”A socialização das vivências de todos os 31 núcleos participantes do Residência Pedagógica demonstraram compromisso social, responsabilidade dos fazeres pedagógicos e fundamentos teóricos que sustentam as práticas educativas. Os depoimentos em todas as salas de apresentação foram bastante promissores. Parabenizo a UFS por mais um momento de dialógico no contexto da Semac 2023”.


Atividades diversas marcaram o terceiro dia de Semac no Campus de Laranjeiras. (Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)
Atividades diversas marcaram o terceiro dia de Semac no Campus de Laranjeiras. (Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

Durante a tarde, no Campus de Laranjeiras, ocorreu o 10º Encontro de Iniciação à Extensão, com a apresentação dos resultados dos trabalhos de pesquisa em que os discentes se dedicaram durante o ano. Sob a coordenação da professora Sarah França, o Projeto Arquiteto na Escola, que promove o diálogo em torno de uma cidade mais igualitária e justa, foi premiado com a primeira colocação.

“O Projeto Arquiteto na Escola é um trabalho que visa destacar a educação urbanística para as crianças, falando com elas sobre arquitetura e cidade. E essa logística funcionou tanto indo para as escolas públicas de Laranjeiras, quanto recebendo as crianças aqui no campus. Foram criados jogos dinâmicos pelos nossos alunos para promover um olhar mais sensível e consciente sobre a importância de se pensar uma cidade mais igualitária para todos, incluindo, sem dúvida, as crianças nessa reflexão”, explica a docente.


Sarah França é coordenadora do Projeto Arquiteto na Escola, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo. (Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)
Sarah França é coordenadora do Projeto Arquiteto na Escola, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo. (Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

Os discentes que apresentaram o trabalho vencedor, Jaqueline Nascimento e Victor Caetano, estão no projeto há seis meses e destacaram a sensação de dever cumprido com a apresentação dos resultados.


Jogo lúdico “Onde está o arquiteto urbanista?” foi colocado como dinâmica educativa para as crianças das escolas públicas da cidade. (Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)
Jogo lúdico “Onde está o arquiteto urbanista?” foi colocado como dinâmica educativa para as crianças das escolas públicas da cidade. (Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

“Encaro essa conquista como uma conclusão dos resultados que o grupo estava buscando. É um trabalho árduo que nós realizamos durante meses, preparando os jogos lúdicos, entregando para a comunidade, trazendo para as escolas, assim como trazendo as crianças para cá, para apresentar o campus”, salienta Jaqueline.

“A gente está muito feliz pela premiação, mas queremos continuar. Cumprimos essa primeira etapa, mas esse projeto não é só uma ideia, ele não finaliza aqui, temos o desejo de levar esse trabalho para mais escolas, para quem sabe outras cidades e crescer ainda mais”, conclui Victor.

Na ocasião, alunos que já apresentaram seus projetos em outras edições do encontro prestigiaram os colegas. Esse é o caso da graduanda em Arquitetura e Urbanismo, Hanita Passos.


Hanita Passos é graduanda em Arquitetura e Urbanismo no Campus de Laranjeiras. (Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)
Hanita Passos é graduanda em Arquitetura e Urbanismo no Campus de Laranjeiras. (Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

“Como estudante que já está perto de concluir o curso, eu participei de iniciações científicas ao longo de alguns períodos e sei o quanto é importante para a nossa formação estar na Semac apresentando o resultado final de um trabalho. Estar em contato sempre com pesquisas e, sobretudo, pesquisas que sejam relacionadas com a comunidade de Laranjeiras é muito importante para o nosso campus e a Semac nos proporciona isso”, relembra.


Sueli Pereira é pró-reitora de Extensão da UFS. (Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)
Sueli Pereira é pró-reitora de Extensão da UFS. (Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

Além do Campus de Laranjeiras, o 10º Encontro de Iniciação à Extensão aconteceu durante a manhã no Campus do Sertão e de Lagarto, como parte da programação da Semac. Para Sueli Pereira, pró-reitora de Extensão, oportunizar a partilha do conhecimento durante a Semana Acadêmico-Cultural torna o encontro ainda mais importante. “A Semac é um evento imenso, e culmina, na verdade, em todas as atividades que a universidade faz durante todo o ano, em especial, esse encontro de iniciação à extensão. É um momento rico, e o que a gente deseja é que a cada ano a UFS tenha mais projetos e mais participações da comunidade acadêmica”, ressalta a pró-reitora.

Ascom UFS


Atualizado em: Qui, 30 de novembro de 2023, 11:51
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