Qui, 14 de dezembro de 2023, 16:33

TV UFS lança programação local buscando consolidar presença em TV aberta
Programa “UFS Ciência” estreará nesta sexta-feira, às 11h45

A TV UFS alcançará um novo marco neste dia 15 de dezembro: será a estreia da primeira fase da programação local em TV aberta pelo canal 2.1. Toda sexta-feira, às 11h45, será exibido o programa “UFS Ciência”, com reprise às 18h.

"É um marco para a nossa TV universitária, depois da transmissão ao vivo. A Universidade Federal de Sergipe avança mais uma vez, instituindo sua própria grade. Espero que seja bem absorvida pela sociedade e que a TV UFS possa entrar nos lares das famílias sergipanas do mesmo modo que a universidade está inserida em todos os cantos do nosso estado", celebra o reitor da UFS, Valter Santana.


Foto: Divulgação/UFS Ciência
Foto: Divulgação/UFS Ciência

No último dia 1º, a emissora universitária realizou a primeira transmissão ao vivo em TV aberta com o Boletim UFS, que foi ao ar logo após a apresentação do telejornal Repórter Brasil Noite. Essa transmissão local inaugural foi um ponto de partida para a consolidação de uma programação local diversificada, como explica Vitor Belém, superintendente de Comunicação da Universidade Federal de Sergipe.

“Iniciamos uma importante fase da TV UFS com a inserção gradativa de produções locais na programação. Aos poucos, os sergipanos terão acesso a novas opções de programas, com conteúdos diferenciados. E esse é só o início, já que ainda estamos em fase de estruturação. A TV UFS é uma emissora pública e seu vínculo com a universidade só reforça o seu compromisso com a educação e a cultura local”, afirma Vitor.


Foto: Divulgação/UFS Ciência
Foto: Divulgação/UFS Ciência

O programa “UFS Ciência” tem o objetivo de divulgar as produções científicas da universidade e será composto por três matérias em cada edição. O coordenador da TV UFS, Eduardo Ferreira, explica que esse será um novo espaço, porém com a mesma identidade do programa.

“O programa ‘UFS Ciência’, que começou no nosso canal do YouTube há alguns anos, agora ganha um novo espaço. Porém, o formato e, sobretudo, o objetivo serão mantidos. Continuamos querendo trazer para o público detalhes de pesquisas importantes realizadas pela universidade, que contribuem para melhorar a vida da sociedade, explica Eduardo.

Avanço na programação local

Em janeiro, a previsão é avançar para a segunda fase da consolidação da programação local, com a transmissão “Ponto de Vista”, que traz questionamentos do público sobre um tema determinado aos especialistas entrevistados no estúdio, e também do “Boletim UFS”, um produto jornalístico com duração média de 5 a 10 minutos que noticia os principais acontecimentos da instituição na semana.

“Esses produtos serão exibidos no fim da manhã, porém um por dia da semana e com reprises. Os últimos detalhes em relação à data exata e ao horário ainda estão em definição pela equipe de programação” comenta Eduardo Ferreira.


Foto: Divulgação/UFS Ciência
Foto: Divulgação/UFS Ciência

Para continuar avançando, a TV UFS tem previsão de iniciar uma terceira fase de programação local, no mês de março do ano que vem. Será a estreia do Repórter SE, três vezes por semana, um telejornal que terá como foco os acontecimentos da grande Aracaju e de Sergipe.

Trajetória da TV UFS

Desde 1993 com a criação do Centro Editorial e Audiovisual (Ceav), a TV UFS vem percorrendo uma trajetória rumo à consolidação como emissora aberta. Em 2014, foi criada na instituição a Produtora Audiovisual, que marcou o início da nova emissora, produzindo e veiculando conteúdo institucional em canal web já identificado como TV UFS.

O processo que resultou na concessão do canal televisivo teve início apenas em 2019. A nova emissora, inicialmente gerada por meio de um núcleo de audiovisual, foi se transformando de produtora para TV e, agora, se apresenta ao público como TV aberta.

Afiliada da TV Brasil, a TV UFS já pode ser sintonizada no canal 2.1.

Milânia Ribeiro - bolsista
Letícia Nery - Ascom UFS


Atualizado em: Qui, 14 de dezembro de 2023, 17:27
Notícias UFS