Para unir a comunidade acadêmica em clima de festividade, a Universidade Federal de Sergipe promoveu o “Natal da UFS”. O evento aconteceu na última terça-feira, 19, no Centro de Vicência do Campus de São Cristóvão.
A confraternização natalina teve como objetivo celebrar o fim de ano na universidade. “Nós estamos no final de 2023, período no qual celebramos o próximo ano e nada melhor do que um momento como esse dentro da nossa universidade para celebrar com mais descontração e união. Este ano foi muito corrido e com muitos desafios, então esse evento dentro da universidade pôde proporcionar um ambiente de leveza e integração, principalmente nos festejos natalinos”, afirma o reitor Valter Santana.
A ação foi coordenada pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) e contou com a apresentação do coro do Departamento de Música. A pró-reitora Thaís Ettinger destacou a importância do evento como um momento especial de celebração e confraternização natalina.
“Não poderíamos deixar esse momento passar, afinal é tempo de estarmos todos aqui, comemorando as festas do final de ano, uma alegria para todos nós. E a contribuição do Departamento de Música, que faz um trabalho tão bacana com os alunos, deixou tudo mais simbólico para essa ocasião”, afirma a pró-reitora Thaís Ettinger.
A chefe do DMU, Aline Araújo, explica a escolha do repertório para a apresentação. “Como já imaginávamos que haveria um evento de natal, selecionamos 4 músicas natalinas e outras 2 músicas que não são natalinas para a apresentação: uma é música brasileira e a outra é um spiritual”.
Eventos como esse oferecem uma valiosa oportunidade para estudantes apresentarem seus trabalhos, como destaca o estudante de Música da UFS e membro do coro, Fábio Santos. “Essa já é uma das muitas apresentações que realizamos no DMU e agora elas estão se intensificando mais. É muito bom participar e mostrar um pouco do trabalho que está desenvolvido em nosso departamento”.
A estudante Ana Nívia Carvalho, que também cursa Música na UFS e integra o coro, ressalta a alegria em participar da celebração do Natal. “Já me apresentei outras vezes com coro em época de Natal e é um momento que eu gosto muito. Eu amo esse clima natalino. E é sempre muito gratificante estar apresentando, principalmente com coro do DMU, que é composto por pessoas que eu tenho um carinho muito grande. Todas são muito talentosas”.
A celebração foi um evento aberto para toda a comunidade acadêmica. A estudante Suzana Trindade, do curso de Fisioterapia do Campus de Lagarto, veio com a família assistir à apresentação na qual sua irmã participou. “A apresentação foi muito perfeita, muito linda. Algo que eu nunca tinha visto. Nunca tinha assistido a um coral assim. Foi lindo”.
Presente
Logo após a apresentação, o reitor Valter Santana foi presenteado com um bastidor de bordado contendo as letras iniciais do nome da universidade. O presente foi oferecido pela moradora de São Cristóvão, Maria Helena Sousa Freitas, fruto da Casa da Costura Dona Zil, uma parceria com a Prefeitura de São Cristóvão.
“Como a UFS tem uma parceria com a Prefeitura de São Cristóvão para ensinar bordado na Casa da Costura, eu fiz o curso. Então, não poderia deixar de agraciar o reitor da universidade com aquilo que eu aprendi”.
A parceria mencionada por Dona Maria Helena é um projeto de extensão e pesquisa, coordenado pela professora Rosane Soares, do Departamento de Artes Visuais e Design da UFS. A professora expressa com orgulho a evolução de dona Helena após a conclusão do curso.
“Nós desenvolvemos um projeto de extensão e de pesquisa em São Cristóvão, com parceria da UFS e uma das alunas é a Dona Helena. Durante esse período ela teve um sucesso muito grande, tanto nos cursos que ela fez lá, através desses projetos da UFS, quanto fez um desfile de modas e uma exposição de arte aqui na Bicen”, diz a professora Rosane.
A pró-reitora de Extensão da UFS,Sueli Pereira, destaca a contribuição da extensão desenvolvida pela UFS. “Esses projetos de extensão desempenham um papel importante no apoio à comunidade externa, proporcionando aprendizado e conquistas notáveis. Isso acontece não apenas para a Dona Helena, mas também para os demais beneficiários”.
Milânia Ribeiro - bolsista
Letícia Nery - Ascom UFS