Qua, 07 de fevereiro de 2024, 15:54

Professor do Departamento de Direito recebe Medalha Mérito Legislativo 2023
Uziel Santana trabalhou coordenando ações de defesa da liberdade religiosa e acolhimento e assistência a refugiados
(Fotos: Arquivo pessoal)

Nesta quarta-feira, 7, a Câmara dos Deputados realizou, em Brasília, a entrega da Medalha Mérito Legislativo 2023, destinada a condecorar aqueles que prestaram serviços relevantes ao Poder Legislativo ou ao Brasil. Dentre os agraciados esteve, na condição de professor de Direito da Universidade Federal de Sergipe, o docente Uziel Santana dos Santos.

“É uma honra como professor do Departamento de Direito receber essa honraria pelos serviços prestados ao nosso país em defesa da liberdade religiosa e do direito dos refugiados. Visitamos campos de refugiados, lutamos por aqueles que sofrem qualquer tipo de perseguição por motivação religiosa. Fico feliz pela indicação e penso que isso enobrece o nosso estado e a nossa querida Universidade Federal de Sergipe”, disse o professor.

Uziel conta ter trabalhado, nos últimos quinze anos, coordenando ações de defesa da liberdade religiosa e de acolhimento e assistência a refugiados em países como Jordânia, Líbano, Iraque e, na própria Síria – no contexto do conflito que teve seu auge em 2019 –, através da Frente Parlamentar Mista de Refugiados do Congresso Nacional e da Anajure Refugees.

Missão na Jordânia, no contexto da Guerra da Síria

"A UFS é reconhecida pela excelência na formação de recursos humanos, alunos que são destaque no cenário nacional e internacional, isso se dá pela qualidade no processo de formação, relacionado à qualidade do nosso corpo técnico, do nosso corpo docente. E essa honraria, recebida por um dos nossos representantes, demonstra o respeito e a qualidade do nosso corpo técnico docente. Parabéns ao professor Uziel, parabéns ao departamento de Direito por ter em seus quadros professores de destaque no cenário nacional e internacional", disse o reitor Valter Santana.

Criada em 1983, esta foi a 40ª edição da Medalha Mérito Parlamentar, a maior honraria concedida pela Câmara dos Deputados. A solenidade de entrega deste ano ocorreu às 10h, no Plenário da casa, e foi transmitida no canal da Câmara. Confira aqui a lista de agraciados de 2023.

Currículo

Graduado em Direito pela UFS, Uziel Santana é professor efetivo desde 2006. Mestre em Direito Processual pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e doutorando em Direito pela Universidad de Buenos Aires, atualmente é Professor Assistente. É fundador e ex-presidente da Associação Nacional de Juristas Evangélicos (Anajure/Brasil).

Ascom UFS

Atualizado em: Qui, 08 de fevereiro de 2024, 11:02