Qui, 08 de fevereiro de 2024, 11:00

Comissão avaliadora encerra visita à UFS para recredenciamento institucional
Relatório deve ser publicado até o final de fevereiro

O funcionamento das Instituições de Educação Superior e a oferta de curso superior dependem de ato autorizativo do Ministério da Educação, que passam por autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento, para os cursos superiores, além do credenciamento e recredenciamento para as instituições como um todo.

Seguindo essas etapas, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) recebeu de forma virtual, nos dias 5, 6 e 7 de fevereiro, a comissão de avaliação externa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que realizou o processo avaliativo de recredenciamento institucional da UFS junto ao Ministério da Educação (MEC).


Reunião contou com presença de gestores da UFS e representantes da Comissão de Avaliação do MEC. (foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)
Reunião contou com presença de gestores da UFS e representantes da Comissão de Avaliação do MEC. (foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)

Na última quarta-feira, 7, o encerramento dessas ações, dentro da universidade, foi feito em uma reunião no Gabinete da Reitoria. O encontro teve a presença de gestores da UFS e membros da comissão avaliadora. De acordo com o reitor da UFS, Valter Santana, o recredenciamento é fundamental para o pleno funcionamento da instituição.

"Acabamos de encerrar os trabalhos com a Comissão de Avaliação do MEC sobre o Recredenciamento Institucional, um trabalho extremamente importante, que norteará o futuro da nossa instituição, representando a avaliação daquilo que foi feito e do que está sendo feito. Nós tivemos uma excelente impressão da Comissão, de toda a documentação, de todas as conversas que eles tiveram com a nossa comunidade. É como um retrato das nossas ações, a nossa expectativa é que tenhamos uma avaliação daquilo que estamos fazendo, para poder alinhar necessidades verificando aquilo que foi reconhecido como padrão de excelência. É fortalecer a universidade e fazer com que ela possa continuar cumprindo o seu papel de formar com excelência. Muito mais do que formar, transformar a vida das pessoas pela educação, tanto dos nossos alunos, quanto da sociedade que inserimos nesses projetos", declarou o reitor.


Valter Santana é reitor da UFS. (foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)
Valter Santana é reitor da UFS. (foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)

Para o vice-reitor da instituição, Rosalvo Ferreira, a UFS tem o poder de ser reconhecida em diversos espaços. "Em termos da prestação de serviço à sociedade, nós somos reconhecidos em qualquer local, em qualquer lugar onde a universidade atua em Sergipe todos reconhecem a nossa importância e o nosso papel de protagonista. Nós hoje somos, de fato, a maior instituição pública do estado de Sergipe, o que tem um peso enorme para nós que fazemos parte da gestão. E sabemos que é um grupo, um conjunto de todos os que compõem a universidade: estudantes, técnicos administrativos, trabalhadores terceirizados, docentes, toda a comunidade universitária. Receber esse reconhecimento é uma satisfação, faz a gente saber que a instituição está no caminho certo, com o professor Valter, os pró-reitores, os superintendentes, todos que estão aqui sabem o esforço diário para a construção de uma sociedade melhor, um esforço de todos os que compõem a estrutura administrativa", comentou o vice-reitor.


Rosalvo Ferreira (centro) é vice-reitor da UFS. (foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)
Rosalvo Ferreira (centro) é vice-reitor da UFS. (foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)

A visita da comissão avaliadora culmina em um relatório em que constam aferidas as informações apresentadas pela instituição e relacionadas à realidade encontrada durante a visita. É gerado, a partir daí, o Conceito Institucional, graduado em uma escala que varia de 1 a 5, cujos valores iguais ou superiores a 3 indicam qualidade satisfatória. Após a conclusão do processo de Recredenciamento, um novo ato autorizativo é publicado por meio de portaria do MEC.

Na UFS, um dos gestores que esteve à frente da condução das etapas do MEC foi o pró-reitor de Graduação da UFS, Dilton Maynard. "O balanço que eu faço é positivo, foram três dias de muitas atividades e a gente conseguiu, durante o processo da visita, realizar tudo o que estava previsto. Conseguimos entregar toda a documentação que a comissão solicitou e a documentação que acabou sendo solicitada no decorrer da visita. As reuniões que aconteceram online com técnicos, docentes e discentes ocorreram sem nenhuma dificuldade, apenas algumas dificuldades de acesso, que rapidamente foram sanadas", pontuou Dilton.


O pró-reitor de Graduação, Dilton Maynard, esteve à frente da condução das etapas junto ao MEC. (foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)
O pró-reitor de Graduação, Dilton Maynard, esteve à frente da condução das etapas junto ao MEC. (foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)

Ele acrescentou que a visita virtual à universidade durou pouco mais de três horas, e também aconteceu sem maiores problemas. "O retorno que nós tivemos da comissão ao final de cada uma dessas atividades foi sempre um retorno positivo. Estamos aguardando o relatório para ter uma definição de como eles, de fato, avaliaram, mas repito que a expectativa é bastante positiva. Por norma, o prazo é em torno de cinco dias para produzir o relatório e publicar, então nós acreditamos que, no máximo, até o final do mês, a gente tenha uma posição, já considerando o período carnavalesco", adiantou o pró-reitor.

Recredenciamento


Um dos momentos de avaliação da universidade para o recredenciamento. (foto: Arquivo pessoal)
Um dos momentos de avaliação da universidade para o recredenciamento. (foto: Arquivo pessoal)

O ato autorizativo Recredenciamento Institucional, outorgado às instituições de educação superior pelo Ministério da Educação, é obtido a partir de um fluxo processual instruído a cada dez anos, composto por diferentes etapas, por meio das quais as IES apresentam, em formulários específicos, informações a respeito da sua organização administrativa e acadêmica, relacionadas à realidade de cada instituição. Essas informações são aferidas durante visita in loco por comissões avaliadoras constituídas pelo INEP.

Ascom UFS


Atualizado em: Qui, 08 de fevereiro de 2024, 16:53
Notícias UFS