Sex, 09 de fevereiro de 2024, 11:13

Bloquinho Somos UFS anima Campus de São Cristóvão
O grupo de carnaval do DMU e o movimento Batalá animaram o evento
foto: Yan Lima/Ascom UFS

Com muita animação e música, o bloquinho de carnaval “Somos UFS" percorreu o Campus de São Cristóvão da Universidade Federal de Sergipe (UFS) na tarde desta quinta-feira, 8. A segunda edição do festejo foi organizada pelas pró-reitorias de Extensão e Cultura (Proex) e Gestão de Pessoas (Progep), em colaboração com o Departamento de Música (DMU).

Concentração do bloquinho aconteceu na Superintendência de Infraestrutura. (foto: Yan Lima/Ascom UFS)
Professor e maestro Daniel Nery faz parte do grupo de carnaval do DMU. (foto: Yan Lima/Ascom UFS)

A concentração do bloquinho aconteceu na Superintendência de Infraestrutura (InfraUFS), no final da tarde, com diversas músicas tocadas pelo grupo de carnaval do DMU. O cortejo seguiu até o hall da Reitoria, animando a comunidade acadêmica durante todo o caminho.

Bloquinho Somos UFS percorreu o Campus de São Cristóvão. (foto: Yan Lima/Ascom UFS)
foto: Yan Lima/Ascom UFS

O reitor da UFS, Valter Santana, ressaltou a importância do evento para o ambiente universitário. “Nós estamos na celebração do carnaval e buscamos transformar a universidade em um ambiente mais leve para que possamos celebrar as conquistas e relaxar da correria e do esforço da comunidade universitária no nosso dia a dia. É importante sempre confraternizar dentro da comunidade para que a UFS siga com sua trajetória de sucesso de forma leve, possibilitando galgar espaços e posições de maiores destaques, levando a educação de qualidade para todo o estado de Sergipe e todo o Brasil”.

Valter Santana é reitor da UFS. (foto: Yan Lima/Ascom UFS)
Gestores da UFS durante o bloquinho de carnaval. (foto: Yan Lima/Ascom UFS)

Para a pró-reitora de Extensão e Cultura, Sueli Pereira, o evento busca fortalecer a identidade cultural nacional. “O carnaval é uma festa que faz parte da cultura nacional e por isso celebramos esse momento dentro da universidade, por entender essa parte cultural e que precisa cada dia ser mais fortalecida. É um momento não só de descontração, mas também de reconhecimento à importância cultural do evento”, destaca a pró-reitora.

Sueli Pereira é pró-reitora de Extensão e Cultura da UFS. (foto: Yan Lima/Ascom UFS)

O bloquinho integrou a comunidade universitária, trazendo mais alegria ao campus, como destaca a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Thaís Ettinger. “A iniciativa da Progep, ao contribuir e participar desse evento na universidade, nada mais é do que aumentar a integração entre nossos colaboradores e dar uma pausa nas atividades. Confraternizar essa data é importante porque faz parte da nossa cultura e, logicamente, acaba sendo uma festa na qual a gente sorri e festeja bastante”.

Thaís Ettinger é pró-reitora de Gestão de Pessoas da UFS. (foto: Yan Lima/Ascom UFS)

A estudante de Letras Portuguesa-Inglês, Anielle Santos, que acompanhou quando o bloco passou pelo Colégio de Aplicação (Codap), elogiou o festejo e afirmou ser um momento de acolhimento da UFS. “No meio do período é tudo muito corrido e saber que a universidade acolhe a gente com essa diversão é muito bom. Enquanto alunos, ficamos aliviados com o feriado, mas é legal ter a noção de que podemos nos descontrair aqui dentro, além de de fazer os trabalhos e provas. Muito divertido”.

foto: Yan Lima/Ascom UFS
O Núcleo de Pesquisas e Ações da Terceira Idade também aproveitou o evento. (foto: Yan Lima/Ascom UFS)

O grupo de carnaval do DMU é formado por alunos e ex-alunos do departamento, tendo a presença do professor e maestro Daniel Nery, como explica a chefe do DMU, Aline Araújo. “A relevância desse evento é trazer alegria para comunidade acadêmica, composta por alunos, servidores e todos aqueles que contribuem para o crescimento da UFS. E também trazer um momento de união, já que muitas vezes as pessoas ficam focadas somente no seu setor. É nesses momentos de festividade que conseguimos trazer união”, ressalta a professora.

Aline Araújo é chefe do Departamento de Música da UFS. (foto: Yan Lima/Ascom UFS)

Para o servidor André Luiz Oliveira, o evento representa um espaço para socialização. “O bloco de carnaval é importantíssimo para a socialização dos servidores, da sociedade e da comunidade em geral. Isso faz com que traga vida e esse espírito de harmonia e alegria que representa o carnaval para a nossa universidade”, diz o servidor.

André Luiz (centro) acompanhou todo o percurso do bloquinho. (foto: Yan Lima/Ascom UFS)
foto: Yan Lima/Ascom UFS

À noite, o bloquinho de carnaval Somos UFS continuou agitando as pessoas no Restaurante Universitário (Resun), onde aconteceu a apresentação do Movimento de Percussão Batalá.

Whatsapp image 2024 02 08 at 18.33.28
Whatsapp image 2024 02 08 at 18.33.25

Durante todos os momentos, o bloquinho contou com a presença de membros da gestão e diversos servidores e alunos da instituição.

Marcela Sousa - bolsista

Letícia Nery - Ascom UFS