Ter, 27 de fevereiro de 2024, 09:19

Reitor recebe professor intercambista que atuará no PPGCS
Rajiv Gandhi, da Rajagiri College of Social Sciences, passará 45 dias no Brasil
(fotos: Brunna Martins/Ascom UFS)

Na manhã desta segunda-feira, 26, o reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Valter Santana, foi apresentado ao professor indiano Rajiv Gandhi. A iniciativa do intercâmbio faz parte do processo de internacionalização da universidade, financiado pelo Programa de Excelência Acadêmica (Proex) da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em que o pesquisador atuará durante 45 dias em ações de pesquisa no Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCS/UFS).

Para o professor Valter, é uma necessidade da UFS investir em ações de internacionalização e receber professores que possam trazer novidades para a instituição. “Nosso propósito é fomentar uma maior integração da UFS com outros países. Temos muito orgulho desse processo, que é fruto também da qualificação da universidade, que passou a ser uma fonte atrativa para essas parcerias, oportunizando para os nossos alunos encontros e interações que antes não seriam possíveis. Que o professor Rajiv possa consolidar uma área estratégica da nossa instituição e que outras pontes possam surgir.”

Img 1287  2

O coordenador do PPGCS, professor André Barreto, enfatizou que a internacionalização é um aspecto fundamental para programas de pós-graduação. “É uma oportunidade valiosa para os discentes que receberão capacitação na área de caracterização de produtos naturais, além da possibilidade de colaborar em projetos temáticos do programa. Há, ainda, a possibilidade de novos intercâmbios entre alunos daqui e da Rajagiri College of Social Sciences, na Índia, tendo o professor Rajiv como conexão”, disse.

As expectativas do professor Rajiv incluem atualizar seus conhecimentos e compartilhar suas técnicas e habilidades com os alunos da UFS. “Pretendo compartilhar técnicas de extração, técnicas de isolamento, instrumentações avançadas... Tudo o que eu sei, posso compartilhar com os alunos. Além de alguma colaboração em artigos. A minha universidade é pequena e está crescendo, não é muito grande em pesquisa. Então, por isso, me enviaram para ter mais contato com grandes pesquisadores na UFS.”

Brunna Martins - Ascom UFS

Atualizado em: Ter, 27 de fevereiro de 2024, 10:12