Qui, 21 de março de 2024, 13:49

Pesquisa testa novas tecnologias para diagnóstico de tuberculose em Sergipe
Estudo ocorre em sete países com alta carga da doença, entre eles o Brasil
Três unidades básicas de saúde em Aracaju foram selecionadas no projeto. Foto: Josafá Neto/Rádio UFS

Pesquisadores do Brasil, Reino Unido e Suíça estão desenvolvendo um estudo para testar novas tecnologias para o diagnóstico da tuberculose, com o objetivo de melhorar o rastreio da doença em sete países com alta predominância de casos no mundo.

+ Ouça aqui a versão em áudio desta reportagem

Os professores do departamento de Medicina e do programa de pós-graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Victor Santana Santos e Ricardo Queiroz Gurgel, lideram a pesquisa no Brasil.

"Nós vamos incorporar a aplicação de testes rápidos, que já são uma tecnologia bastante comum para identificar doenças como dengue, zika e chikungunya, só que agora para acelerar o rastreio da tuberculose," explica o professor Victor Santos.

Sergipe e Alagoas foram os dois estados selecionados para receber o estudo no país. Três unidades básicas de saúde de Aracaju foram selecionadas para a realização da pesquisa em Sergipe. São elas: Osvaldo Leite e Celso Daniel, no Bairro Santa Maria, e Anália Pina, no Bairro Santos Dumont.

+ Vacina contra dengue testada em Sergipe atinge eficácia de 79%, diz estudo

Victor Santana Santos lidera pesquisa sobre tuberculose no Brasil. Foto: Josafá Neto/Rádio UFS

Com o auxílio de equipes de saúde do município, os pesquisadores estão iniciando a busca ativa por casos suspeitos nos dois bairros das zonas Norte e Sul da capital sergipana. As amostras coletadas serão analisadas em parceria com o Laboratório Central de Saúde Pública do Estado de Sergipe (Lacen-SE).

"Esse intercâmbio, com a possibilidade de transferência de tecnologia, será muito útil para nós, principalmente para o laboratório de Micobactérias, que abriga a área de tuberculose, para aumentar nosso know hall," ressalta o superintendente do Lacen-SE, Cliomar Alves.

Entre os focos da investigação, estão a situação de pessoas que vivem com HIV/Aids, diante da alta incidência de mortes por tuberculose na população com o vírus, e a vulnerabilidade socioeconômica no acesso à atenção primária em saúde.

+ Pesquisadores da UFS investigam efeitos do uso medicinal da cannabis

Coordenado pela Escola de Medicina Tropical de Liverpool, na Inglaterra, o projeto intitulado Start 4 all também acontece em Bangladesh, Camarões, Malaui, Nigéria, Quênia e Vietnã. O trabalho é financiado pela agência global de saúde Unitaid.

O pesquisador da Stop TB Partnership, Jacob Cresvell, realizou a primeira visita ao Brasil para acompanhar os preparativos para o início da pesquisa de campo nos próximos dias. A primeira fase do estudo deve durar um ano. Ao todo, o projeto tem duração prevista de quatro anos.

Jacob Creswell, da Stop TB Partnership, durante visita à UBS Celso Daniel. Foto: Josafá Neto/Rádio UFS

"O que tentamos aplicar com esse estudo é levar novas tecnologias, combinando tudo isso para encontrar maneiras de diagnosticar as pessoas mais cedo e iniciar o tratamento, para que possamos diminuir o déficit de 3 milhões de pessoas que não identificamos ano a ano," pontua Jacob.

Dia Mundial de Combate à Tuberculose

Desde 1982, 24 de março é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. A data foi criada pela OMS como marco aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da doença pelo médico alemão Robert Koch, em 24 de março de 1882.

+ Pesquisa da UFS avalia eficácia da fisioterapia para controle da enxaqueca

Com cerca de 10 milhões de casos confirmados no mundo, somente em 2022, a tuberculose é a segunda causa de morte mais comum por doença infecciosa, de acordo com o Relatório Global da Tuberculose, da Organização Mundial da Saúde.

Josafá Neto

comunica@academico.ufs.br