Qui, 04 de abril de 2024, 15:06

Rádio UFS FM é finalista do Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário
Emissora foi selecionada por série de reportagens sobre mulheres trans
Whatsapp image 2024 01 22 at 16.03.00

A Rádio UFS FM 92.1 está na final do 1° Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário. A lista de finalistas foi divulgada na tarde desta quinta-feira, 4. A cerimônia de premiação será realizada no próximo dia 24, às 17h30, em Brasília-DF.

A emissora universitária foi selecionada na categoria "Áudio" no eixo temático do STJ (Superior Tribunal de Justiça), com a série de reportagens "(in) visibilidade trans: a luta pelo direito de ser quem você é".

Em três episódios, o material jornalístico aborda a ampliação da Lei Maria da Penha para proteção de transgêneros; os desafios no acesso à cirurgia de mudança de sexo; e os avanços para troca de nome e gênero no registro civil.

A série foi produzida pelos jornalistas Josafá Neto, Juliana Almeida e Wesley Júnior, com edição de Clayton Cavalcante e locução de Liss Belfort. A produção foi exibida no Jornal da UFS e está disponível nas plataformas digitais. Clique aqui para ouvir

Josafá Neto é coordenador de jornalismo da Rádio UFS FM 92.1. Foto: Carla Labbate/Instituto MOL

“A partir das histórias de quatro mulheres trans, abordamos os avanços e desafios da legislação brasileira quanto à proteção dessa população a partir de perspectivas do mundo real,” pontua o jornalista Josafá Neto.

O Prêmio

O 1° Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário foi criado pelos cinco tribunais superiores do país (STF, STJ, TSE, TST e STM) para celebrar os 35 anos da Constituição de 1988 e promover uma reflexão sobre os direitos assegurados pela Carta Magna.

Os cinco eixos temáticos do prêmio receberam 261 trabalhos de todo o país nas categorias: texto, áudio, vídeo e foto. A comissão julgadora dos trabalhos foi composta por ministros dos tribunais superiores, juristas especializados e profissionais da imprensa.

+ Confira aqui a lista completa dos finalistas

Rádio UFS FM 92.1

radioufs@gmail.com