Seg, 08 de abril de 2024, 11:14

Sessão solene empossa novos presidente e vice-presidente do Conselho Diretor da UFS
Mandato é válido para os próximos dois anos
Cerimônia de posse aconteceu na Sala dos Conselhos Superiores da UFS. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

Na manhã desta segunda-feira, 08, na Sala dos Conselhos da Universidade Federal de Sergipe, tomaram posse em sessão solene o novo presidente e a nova vice-presidente do Conselho Diretor da UFS, com nomeação feita via Ministério da Educação.

Os conselheiros Arivaldo José dos Santos e Jane Alves Nascimento Moreira de Oliveira foram escolhidos por seus pares e assumem agora os cargos de presidente e vice-presidente, respectivamente. Eles substituem a conselheira Maria da Conceição Vasconcelos Gonçalves, que era a então presidente, e o conselheiro Manoel Leite Torres, que ocupava a vice-presidência.

De acordo com o reitor da UFS, Valter Santana, o Conselho tem a grande responsabilidade de trabalhar em prol do crescimento da universidade. Ele esteve na solenidade e, antes de dar as boas vindas ao atual presidente, agradeceu pelo trabalho de fortalecimento do Conselho Diretor executado pela então presidente, a conselheira Maria da Conceição Vasconcelos Gonçalves.

“Quero aqui também ressaltar a importância desse egrégio colegiado que gerencia e coordena a Fundação Universidade Federal de Sergipe, que teve um papel fundamental no caminho que levou até a universidade que nos encontramos hoje. Nós temos um orgulho muito grande de ter uma universidade que é vista como uma instituição de excelência, mas esse caminho não se constrói sozinho É fruto de uma organização interna e de um planejamento de ações que se iniciaram lá atrás já com a visão de futuro”, declarou.

“Assumem a gestão do Conselho Diretor hoje pessoas que, no seu histórico, já fizeram muito por nossa instituição, mas que se dispõem ainda a fortalecer a nossa universidade e construir esse futuro. Então, eu quero parabenizar os novos gestores, primeiro pelo legado que possuem dentro da sociedade sergipana, e depois por toda a disposição, desde que assumiram mandato dentro do Conselho Diretor. Não tenho dúvidas que a partir de agora, legalmente empossados nos cargos que o conselho lhes conferiu, vão ainda mais trabalhar em prol da nossa instituição", afirmou Valter Santana.

O novo presidente, Arivaldo José dos Santos, explicou que o Conselho Diretor é o órgão administrador da Fundação Universidade Federal de Sergipe. “Nós, regimentalmente, já temos uma agenda de trabalho para administrar a fundação. São três eixos: jurídico, administrativo e político. Ao longo da caminhada vamos desenvolver cada um desses eixos nas suas diferentes áreas. Por exemplo, na questão jurídica temos uma legislação interna, que já está desatualizada em função da história, então vamos fazer um trabalho de modo que a legislação interna seja atualizada. No eixo administrativo nós temos o desafio de revitalizar o conselho, porque é o órgão que aprova o orçamento da universidade. Em resumo, a verba federal para a manutenção da universidade vem para o conselho. A universidade executa e aplica, mas presta contas ao Conselho Diretor e nós prestamos contas aos órgãos federais. No político,queremos transformar o Conselho Diretor em órgão de relacionamento com a administração da universidade, com a área acadêmica, com as instituições que representam os setores da universidade e com a própria sociedade. Estamos aqui assumindo em desafios”, afirma o novo gestor.

Arivaldo José dos Santos tomou posse como presidente do Conselho Diretor da UFS. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

Tomou posse também nesta segunda-feira, a vice-presidente do Conselho Diretor, Jane Alves Nascimento Moreira de Oliveira. “Deixa o cargo a professora Maria da Conceição Vasconcelos Gonçalves, que foi presidente deste conselho por muito tempo e nos ensinou muito. Eu já sou titular no conselho desde 2001, como representante da Presidência da República, e hoje tomo posse como vice-presidente do Conselho Diretor. É um prazer muito grande colaborar com a fundação, aprendendo todos os dias, porque a nossa vida é uma aprendizagem diária. Convido todos os nossos colegas daqui da universidade para conhecer realmente o que é o Conselho Diretor, porque muita gente não sabe ainda quais os objetivos e as definições deste importante conselho”, pontuou Jane Alves.

Jane Alves Oliveira tomou posse como vice-presidente do Conselho Diretor da UFS. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

Novos dirigentes

Nomeado conselheiro em 2021, Arivaldo já havia sido presidente do Conselho Diretor, na qualidade de decano, durante um curto período daquele mesmo ano. Ele ingressou na UFS, no cargo de Administrador, em 1969, um ano após a efetiva criação da universidade, e dois anos após a criação do próprio Conselho Diretor. Eleita vice-presidente do CD, Jane Alves foi nomeada conselheira também em 2021. Ela ingressou na UFS em 1976, atuando por 22 anos no cargo de Procuradora Federal.

O Conselho Diretor é o órgão máximo da Fundação Universidade Federal de Sergipe, e tem por finalidade exercer a administração da fundação e superintender as atividades financeiras da UFS. O Conselho é constituído de seis membros e seis respectivos suplentes, nomeados pelo ministro da Educação dentre pessoas de ilibada reputação e notória competência.

Ascom UFS

Atualizado em: Seg, 08 de abril de 2024, 11:37