Seg, 08 de abril de 2024, 13:48

UFS promove evento sobre doação de corpos para avanços científicos
Atividade foi promovida pelo Programa de Doação de Corpos Voluntários da UFS
Foco do evento foi falar sobre a importância da doação de corpos para estudos científicos nos cursos da UFS. (foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)

Na manhã desta segunda-feira, 08, o Programa de Doação de Corpos Voluntários da Universidade Federal de Sergipe (UFS) promoveu o evento “Além da Vida: doação de corpos para o avanço científico”. A ação, coordenada pelo professor José Aderval Aragão, do Departamento de Morfologia, aconteceu no auditório do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET).

Atividade aconteceu no auditório do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. (foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)

O objetivo do evento foi falar sobre a importância da doação de corpos para estudos científicos nos cursos da instituição, como Medicina, Odontologia, Enfermagem, Farmácia, Ciências Biológicas, Física Médica, Nutrição, Educação Física, Fonoaudiologia e Fisioterapia. Além disso, desmistificar a temática na sociedade, tirando dúvidas pertinentes.

Para José Aderval Aragão, coordenador do projeto há 8 anos, o evento é uma forma de adquirir mais doadores. “É um projeto que surgiu pela necessidade de obter mais corpos para o estudo dos alunos, então criamos essa iniciativa para que doadores pudessem chegar e conhecer como funciona todo o protocolo”.

José Aderval Aragão é professor do Departamento de Morfologia e coordenador do Programa de Doação de Corpos Voluntários da UFS. (foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)

A atividade foi organizada pela turma 115 do curso de Medicina da UFS e contou com palestras, músicas, leituras de poemas e encontro de doadores.

Uma das alunas responsável pela organização, Taís Araújo, demonstrou entusiasmo em participar do evento. “Com esse tipo de evento, conseguimos homenagear os doadores com os corpos já doados e também os doadores que estão cadastrados em vida para doação e estão hoje aqui presentes. Eles conseguem entender também a importância que essa ação tem para nós, já que o estudo em corpos possibilita uma maior compreensão sobre o corpo humano. Organizar esse tipo de evento para que as pessoas possam compreender mais sobre o assunto é muito importante para o desenvolvimento dos cursos da saúde".

Taís Araújo é aluna do curso de Medicina da UFS. (foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)

“Esse evento é uma forma de divulgação para a população sobre como funciona o processo de doação, porque precisamos de corpos para os estudos. Tem gente que quer doar e nem sabe como, então esse é um mecanismo de informação para a sociedade”, ressalta Luiz Gustavo, também estudante da UFS.

Luiz Gustavo também é estudante da UFS. (foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)

Procedimento

O processo de doação de cadáver para a UFS ocorre com base na lei nacional 8.501, de 30 de novembro de 1992, que ‘dispõe sobre a utilização de cadáver não reclamado, para fins de estudos ou pesquisas científicas e dá outras providências’.

Para doar, a pessoa deve declarar em vida sua intenção, reconhecendo o documento em cartório, com testemunhas que devem ser parentes de primeiro grau do doador e entregar no Departamento de Morfologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), que após isso, com o doador entrando em óbito deverá ser consultado se a família irá querer velório ou não, para o encaminhamento do corpo para o Departamento de Morfologia da UFS para ser tratado e depois utilizado para os estudos.

Maria Risete do Nascimento participou do evento. (foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)

Maria Risete do Nascimento tomou a decisão de ser uma doadora e esteve presente no evento. “Sempre tive vontade de doar meu corpo para os estudos e colaborar com a ciência, mas não sabia se poderia. Assisti na TV sobre o Programa de Doação de Corpos Voluntários da UFS e vi que era a oportunidade para doar. Fiz todo o procedimento junto com a minha sobrinha e realmente deu certo. Estou muito feliz e espero que concretize isso.”

Fernanda Felix - bolsista

Letícia Nery - Ascom UFS