Ter, 09 de abril de 2024, 14:55

UFS publica Relatório de Gestão 2023
Documento reúne informações referentes às áreas de gestão, pesquisa, ensino e extensão

A Universidade Federal de Sergipe publicou o Relatório de Gestão referente ao ano de 2023. O documento reúne informações referentes às áreas de gestão, pesquisa, ensino e extensão da UFS, com o intuito de prestar contas à sociedade e órgãos competentes. O modelo adotado para elaboração do Relatório de Gestão segue as recomendações do Tribunal de Contas da União (TCU), dividindo as informações em quatro tópicos: visão geral e ambiente externo; riscos, oportunidades e perspectivas; governança, estratégia e desempenho; informações orçamentárias, financeiras e contábeis.

O reitor da UFS, Valter Santana, enfatizou os esforços realizados pela comunidade ao celebrar os resultados obtidos. “Estamos trabalhando no projeto de uma universidade com qualidade acadêmica, inclusiva e sustentável, vinculada ao crescimento do nosso estado e região. O ano de 2024 já iniciou com o processo de recredenciamento institucional, realizado pelo INEP e resultou no conceito máximo para a UFS, nota 5. O trabalho de técnicos administrativos, docentes, terceirizados e a dedicação e comprometimento dos discentes faz da UFS uma instituição forte para avançar na consolidação do seu papel no crescimento do estado de Sergipe”, comenta Valter.

1500

A elaboração do material foi realizada pela equipe da Coordenação de Planejamento e Riscos (Coplan), composta por Alexsandra Farias, Dilly Lira; Estelamaris Pina e Marcos Castaneda.

“Esse documento requer que a gente cumpra algumas exigências, que chamamos de princípios. Existem 10 princípios e eles buscam manter um documento conciso, confiável, coerente, claro, com uma linguagem que qualquer pessoa consiga ler e entender. Além disso, é muito importante a materialidade da informação, o que estamos colocando ali. Não é somente um documento feito porque nos exigem fazer, é um documento que nos mostra onde precisamos melhorar também, passando a ser um instrumento de controle.” explica a coordenadora da Coplan, Estelamares Pina.

Análise de dados

Para garantir a veracidade dos dados, as equipes responsáveis contam com a integração das informações de todos os campus e análise de materiais, como o Plano Estratégico Institucional (PEI), que define as estratégias que nortearão a universidade durante o ano.

“Essa investigação passa por confrontar os objetivos, indicadores e metas pactuados no planejamento estratégico com aquilo efetivamente produzido, analisando se todas as iniciativas tiveram êxito e em qual grau esse êxito se deu. O relato dos gestores é confrontado com os resultados alimentados no sistema de monitoramento, a fim de dar credibilidade e consistência aos dados. Esse é um trabalho hercúleo, que só é possível pelo total envolvimento das unidades, bem como pelo trabalho incessante de organização e tratamento dos dados realizados pela Proplan, mais estreitamente pela Coplan”, explica o pró-reitor de Planejamento e Orçamento, Sérgio Sávio.

O Relatório de Gestão 2023 valida o desempenho dos processos acadêmicos, promovendo o pilar institucional de ensino, pesquisa, extensão e inovação. Com a publicização dos dados, a universidade, além de cumprir com as obrigações fiscais, fortalece o vínculo entre instituição e sociedade. Para acessar o documento na íntegra, clique aqui.

Ascom UFS

Atualizado em: Qua, 10 de abril de 2024, 16:44