Qui, 11 de abril de 2024, 16:36

UFS realiza evento sobre as perspectivas de políticas públicas para os programas de formação docente
Evento promoveu um intercâmbio entre alunos e professores dos cursos de licenciaturas

Nos dias 09 e 10 de abril, a Universidade Federal de Sergipe sediou o I Colóquio Interinstitucional UFS, IFS e Faculdade Pio Décimo: perspectivas de políticas públicas para os programas de formação docente. O evento, que foi coordenado pelo Departamento de Licenciaturas e Bacharelados, teve o objetivo de promover a socialização dos trabalhos e a avaliação dos resultados dos três programas, além de servir como um espaço fundamental para apontar êxitos e traçar novos rumos nas políticas públicas de formação inicial docente entre as instituições parceiras.

É a primeira vez que o evento envolve mais de uma instituição. (foto: Mateus Ferreira/ Ascom UFS)

O colóquio aconteceu de forma híbrida, com o primeiro dia realizado de forma on-line e o segundo de forma presencial no Centro de Vivência da UFS. No total, a ação reuniu cerca de 1.500 pessoas.

“O que nós estamos vivenciando hoje é uma oportunidade de troca de conhecimentos que os programas têm proporcionado. Estamos muito felizes pelo que está sendo o evento desde o primeiro dia, que aconteceu on-line porque não temos um espaço que comporte mais de mil pessoas. Então, a abertura foi híbrida e hoje a gente está tendo essa amostra aqui no Centro de Vivência com vários resultados dos programas que os alunos desenvolveram”, explica a diretora do Delib, Fernanda Correia.

Fernanda Correia é diretora do  Departamento de Licenciaturas e Bacharelados da UFS. (foto: Mateus Ferreira/ Ascom UFS)
Fernanda Correia é diretora do Departamento de Licenciaturas e Bacharelados da UFS. (foto: Mateus Ferreira/ Ascom UFS)

Entre os presentes, estavam coordenadores, supervisores, preceptores, bolsistas de Iniciação à Docência, de Residência Pedagógica, do Programa Licenciandos/as na Escola (Prolice), discentes e gestores das escolas-campo atendidas pelo Núcleo de Integração entre a UFS e a Educação Básica (Niueb).

De acordo com a coordenadora institucional do Programa de Residência Pedagógica da UFS, Ana Azevedo, o evento é um marco histórico. “É a primeira vez que a universidade, junto com seus programas de formação docente, integra outras instituições. A UFS recentemente teve um recredenciamento com o conceito 5 e isso não é à toa, já que mostra o avanço que a universidade tem com as políticas de formação de professores, de extensão, de pesquisa e de ensino. E esses programas de formação são uma parceria que está sendo consolidada com as escolas da educação básica”, afirma.

Ana Azevedo é coordenadora institucional do programa de Residência Pedagógica da UFS. (foto: Mateus Ferreira/ Ascom UFS)

O evento marca o fim do ciclo de 18 meses do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa Residência Pedagógica (PRP) e traz os resultados do trabalho desenvolvido pelos grupos de alunos da UFS e das instituições parceiras.

Segundo o coordenador institucional da Residência Pedagógica do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Adelmo Menezes, o evento reúne tudo de melhor que foi produzido durante esses meses. “São atividades que foram desenvolvidas nas escolas-campo, da rede estadual e municipal. São produções que nos inspiram e o colóquio implica a clareza que todos nós da Faculdade do Pio Décimo, do Instituto Federal de Sergipe e da Universidade Federal de Sergipe temos: formar professor é, sobretudo, garantir a autonomia desses estudantes, seja intelectual, política ou científica”.

Adelmo Menezes é coordenador institucional da Residência Pedagógica do IFS. (foto: Mateus Ferreira/ Ascom UFS)

Durante a exposição dos projetos, o público pôde ter acesso ao que foi produzido durante o último ciclo, através de uma dinâmica mais lúdica, circulando entre os estandes montados.

(foto: Mateus Ferreira/ Ascom UFS)

O estudante de licenciatura em Matemática, Jonathan Vinícius, participou do colóquio. “É um momento no qual a gente compartilha esses conhecimentos que não ficam presos somente ao estudante, mas a todos que participam do programa”.

Jonathan Vinícius é estudante de Matemática da UFS. (foto: Mateus Ferreira/ Ascom UFS)

A estudante de Letras Português-Francês, Ysaévanne Feitosa, também enxerga a ocasião como um momento de aprendizado. “Eu achei magnífico estar aqui e conhecer o trabalho de outros colegas. Adquiri vários livros grátis com o trabalho do pessoal da pedagogia e isso, com certeza, vai me ajudar muito em sala de aula”, celebra.

Ysaévanne Feitosa estuda Letras Português-Francês (foto: Mateus Ferreira/ Ascom UFS)

Mateus Ferreira - Bolsista

Letícia Nery - Ascom UFS