Qua, 15 de maio de 2024, 17:50

Conselho Diretor homenageia a UFS pelos 56 anos
Universidade Federal de Sergipe foi instituída em 15 de maio de 1968

Hoje, dia 15 de maio de 2024, celebra-se 56 anos de instalação da Universidade Federal de Sergipe, uma jovem universidade a perseguir, em toda sua história, a excelência nos campos do ensino, da pesquisa, da extensão, da cultura e das artes sergipanas, com destaque regional, nacional e internacional, em áreas específicas.

Para rememorar um pouco das raízes históricas da UFS, na cronologia do tempo, primeiro o Governo Federal autorizou pelo Decreto-Lei 269/67 de 28/02/67, instituir a Fundação Universidade Federal de Sergipe, com a finalidade de criar e manter a universidade; a fundação, instituída pelo Decreto 61.165/67 de 17/08/67, criou e instalou a universidade em 15 de maio de 1968, que completa, hoje, 56 anos de sua história.

Ao longo dos seus 56 anos a universidade foi administrada pelos reitores: João Cardoso Nascimento Junior, Luiz Bispo, Aloisio de Campos, Gilson Cajueiro de Hollanda, Eduardo Antonio Conde Garcia, Clodoaldo de Alencar Filho, José Hermínio de Aguiar Oliveira, José Fernandes de Lima, Josué Modesto dos Passos Sobrinho, Ângelo Roberto Antoniolli e Valter Joviniano de Santana Filho, atual reitor. Cada reitor, com suas respectivas equipes de gestão, escreveu sua página na história da UFS em tempo e contexto acadêmico, social, econômico e político diferentes. Justo é lembrar, no aniversário da UFS, dos docentes e técnicos administrativos que, somados aos reitores, são também construtores da história da universidade, tanto os da ativa, quanto os aposentados e os já falecidos.

Os parabéns do Conselho Diretor da Fundação Universidade Federal de Sergipe que, a longo da história da UFS, cumpre, honrosamente, o papel para o qual foi instituída: criar e manter a Universidade Federal de Sergipe.

Arivaldo José dos Santos é presidente do Conselho Diretor da UFS

Atualizado em: Qui, 16 de maio de 2024, 14:01