O Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (Codap/UFS) realizou o IX Encontro Sergipano da Educação Básica (Eseb), entre os dias 28 e 30 de agosto. Com o tema "Esperançar na democracia e fortalecer a educação básica", o evento apresentou uma programação diversa, composta por minicursos, oficinas, mesas redondas, rodas de conversa, sessões de comunicação oral e painéis, além de atividades culturais.
De acordo com a coordenadora do evento, Marília Meneses, o Eseb atraiu um público diversificado, incluindo estudantes de licenciaturas, pedagogia e pós-graduação, bem como professores da rede estadual e municipal. "O Encontro ofereceu um espaço qualificado para discutir temas relevantes da educação básica, ouvir pesquisas e compartilhar experiências inovadoras", destacou Marília.
Ela ressaltou ainda a relevância dos trabalhos apresentados, que focam na melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem por meio de metodologias diferenciadas, inclusão e diversidade cultural. "São práticas que visam qualificar o processo educacional, especialmente nas escolas públicas e nos diversos componentes curriculares", explicou.
O evento também recebeu participantes de estados da região Norte e Nordeste, como Pará, Bahia e Piauí. A professora observou que a presença de profissionais de fora contribuiu para uma troca de saberes enriquecedora, beneficiando tanto os participantes locais quanto os visitantes.
O diretor do Colégio de Aplicação, Carlos Alberto, também destacou a importância do tema abordado no evento. "O tema da Educação é sempre uma pauta de grande importância. Mas, na atualidade, é ainda mais relevante esse espaço para discutir e refletir a Educação Básica. Nesse contexto, a temática do IX Eseb traz à tona um tema que revela os diversos desafios vividos no contexto escolar", afirmou Carlos.
A pedagoga do Colégio de Aplicação, Giselma Machado, enfatizou a importância do evento para a instituição. "O Codap/UFS, por estar vinculado à Universidade Federal de Sergipe, possui um papel importante na integração das redes estadual e municipal no trabalho pedagógico. Nosso ‘know-how’ permite essa conexão e promoção de eventos como este", afirmou Giselma.
Natália Dória, estudante de pós-graduação em Educação e participante do encontro, destacou a importância do evento para o avanço da educação básica. "Foi uma oportunidade enriquecedora para dialogar sobre práticas educacionais e ouvir as experiências e pesquisas dos colegas. As mesas redondas, em particular, fomentaram debates construtivos", comentou Natália.
O IX Encontro Sergipano da Educação Básica contou com o apoio do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Básica (Nepeeb) e do Grupo de Pesquisa em Práticas Educativas e Aprendizagens na Educação Básica (GPEA).
Yan Lima - bolsista
Brunna Martins - Ascom UFS