Nesta quarta-feira, 11, o Centro de Empreendedorismo da Universidade Federal de Sergipe (Cempi/UFS) promoveu a abertura da 2° edição do Hackathon Business em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Centro de Vivência do campus de São Cristóvão.
O objetivo é desenvolver o potencial dos empreendedores universitários, capacitando-os na criação de negócios com resolução de problemáticas, ampliação do networking, troca e construção de conhecimento.
O Vice-Reitor da UFS, Rosalvo Ferreira, destaca a importância do evento para comunidades acadêmica e civil com as possibilidades de novos produtos tecnológicos para a sociedade.
“Esse projeto de integração permite que não só haja um desenvolvimento das competências, das habilidades, mas sobretudo de alcançar espaços. Os alunos desinibem, passam a ter criatividade, a pensar inclusive em competições mais coletivas, de forma integrada”, declara o vice-reitor.
Sueli Pereira, pró-reitora de Extensão e Cultura (Proex/UFS), explica a parceria entre UFS e Sebrae. “O Sebrae é um importante parceiro de longa data, promove diversas atividades nas quais traz esse movimento para a universidade, um desafio para os alunos pensarem soluções para a nossa sociedade, então é uma parceria muito importante que a gente está presenciando”, ressalta a pró-reitora.
A ação tem como foco a elaboração de projetos inovadores considerando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, para entender as temáticas e criar produtos e/ou serviços por meio do desenvolvimento de projetos que possam ser aplicados no contexto do município, estado e/ou país.
Na UFS, a coordenadora do Centro de Empreendedorismo (Cemp/UFS), Jucileia Morais, esclarece a importância da Hackathon Business para a comunidade da UFS no desenvolvimento de projetos, tecnologias e construção de conhecimentos práticos na área do curso e nas demais áreas que estejam na equipe.
“Os hackathons são eventos que são realizados em várias universidades do mundo e queriamos muito realizar algo similar devido à importância. Pensamos em trazer esse evento para a UFS para que a gente pudesse trazer toda essa metodologia, que é muito dinâmica, estimulante, e que promove esse espírito empreendedor, inovador nos estudantes. A expectativa é que saiam grandes ideias dali e que os alunos desenvolvam algumas habilidades que são necessárias, como o trabalho em equipe, criatividade e resolução de problemas”, relata a coordenadora do Cemp.
Quarenta equipes foram inscritas para o Hackathon Business, mais de 150 alunos irão participar do desenvolvimento de ideias inovadoras tecnológicas junto ao professor mentor e colegas de cada equipe. Ao final, serão escolhidas as três equipes com melhores soluções para o ganho das premiações.
A Gestora do Programa Educação Empreendedora para Ações do Ensino Superior, Rosana Leite, relata o entusiasmo da Hackathon Business.
“No ano passado o Sebrae renovou um convênio com a UFS. A universidade é um dos principais atores nas ações do Ensino Superior, com o maior número de alunos sendo um parceiro importante para o Sebrae. É uma das metodologias pelas quais a empresa tem mais apreço e fica muito feliz em realizar junto à UFS, porque saem ideias e podem sair propostas de projetos que realmente sejam úteis e necessários para a sociedade”, afirma a gestora.
Além disso, essa 2° edição da Hackathon Business trabalha com uma nova metodologia que dialoga antes com as equipes para direcionamento das propostas e soluções que as equipes irão levar para a competição, enquanto na 1° edição era feita de forma totalmente presencial, sendo feitos e executados na hora da maratona.
O professor mentor de três equipes que participam da 2° edição do Hackathon, Augusto Vieira, conta a motivação dos alunos em participar da ação.
“No Hackathon, eles vão aprender por experiência, ou seja, um desafio prático; e, a partir de conhecimentos teóricos, eles vão conseguir colocar isso em prática. Então isso é de suma importância para esses alunos, que vão sair daqui muito mais motivados e, em sala de aula, vão ter uma outra visão do processo de ensino-aprendizagem", evidência o professor.
Alexandre Dórea, estudante de Química Industrial, compõe uma equipe que está participando do Hackathon Business. “Esse está sendo um evento ímpar, é a minha primeira edição, minha primeira oportunidade. Não só para mim, mas para minha equipe porque é uma troca de conhecimento grandiosa. São pessoas de cursos diferentes, fazendo parte da mesma equipe. As expectativas são grandes e pretendemos subir no pódio”, conta o estudante.
Fernanda Felix - bolsista
Jéssica Vieira - jornalista
Ascom UFS