Qua, 30 de abril de 2025, 12:37

Professor voluntário do campus Lagarto vence prêmio de Nutrição
Mario é também egresso do campus e discente do PPGCNUT, em São Cristóvão

O professor voluntário Mario Dantas Filho, do Departamento de Nutrição do campus Lagarto da Universidade Federal de Sergipe (UFS), foi um dos vencedores do Prêmio Angeolina Rossi, que destaca contribuições da área. Ele foi destaque na categoria Pós-Graduação - Nutrição Clínica e Esporte, com o estudo “Ângulo de Fase e Sarcopenia em Pacientes Hospitalizados". Mário é também egresso do campus Lagarto e discente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Nutrição (PPGCNUT), em São Cristóvão. O prêmio é promovido pelo Conselho Regional de Nutrição 5 (Bahia e Sergipe).

O professor voluntário comemora o resultado, mas acredita que a vitória no prêmio não foi individual. “Foi uma alegria muito grande, eu fiquei muito emocionado, não somente por mim, mas também pelas minhas orientadoras e pelo curso. Acho que é uma soma de tudo”, observa.

A pesquisa identifica fatores de detecção da sarcopenia (perda de força e massa muscular) em pacientes internados em ambiente hospitalar. “Especialmente em indivíduos com pouca reserva muscular, a perda muscular pode ser bastante prejudicial durante este período. Para a detecção da sarcopenia, nós utilizamos o ângulo de fase, uma forma simples de prever essa condição, mas ainda muito pouco utilizada por profissionais de saúde. A identificação precoce desse risco nos permite fazer adequações relevantes, inclusive, na dieta do paciente durante esse período de internação”, pontua.


Mario foi premiado na categoria na categoria "Pós-Graduação - Nutrição Clínica e Esporte" (Foto: Arquivo pessoal)
Mario foi premiado na categoria na categoria "Pós-Graduação - Nutrição Clínica e Esporte" (Foto: Arquivo pessoal)

A chefe do Departamento de Nutrição do campus Lagarto, professora Ellencristina Batista, também destaca, além do esforço de Mario, a alegria do Departamento com o reconhecimento. “É um prêmio bastante representativo na nossa área. Quando vejo resultados assim, sei que o curso está no caminho certo e cumprindo a sua função de contribuição com a sociedade”, explica.

Mario foi orientado na iniciação científica e no trabalho de Conclusão de Curso pela professora Carolina Cunha, do mesmo departamento, que segue como co-orientadora na pós-graduação. A orientadora é a nutricionista da UFS e professora do PPGCNUT Márcia Cândido. Ela destaca a integração e parceria entre os dois campi e Hospitais Universitários de Aracaju e Lagarto.

“A professora Carolina esteve bastante presente, sobretudo, no momento da coleta, o que foi essencial para os dados trazidos para a pesquisa. Aqui na pós, temos tentado estimular cada vez mais a inserção dos alunos e a participação ainda mais ativa nas pesquisas. É muito bom saber desse retorno para a sociedade em termos de contribuição a nossa área”, avalia. A docente também acredita que, somados às características pessoais, o fato de Mario ser egresso de um curso com metodologias ativas é um estimulo ao desenvolvimento da proatividade e autonomia.

Ana Laura Farias
Campus Lagarto


Atualizado em: Qua, 30 de abril de 2025, 13:20
Notícias UFS