Teve início na manhã desta segunda-feira, 12, a Semana de Acolhimento 2025 da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A programação, que segue até a próxima sexta, 16, foi aberta com um evento realizado no auditório da Reitoria e contou com a presença de pró-reitores, demais servidores e estudantes recém-chegados. Com uma série de apresentações sobre os serviços da universidade e os auxílios oferecidos, o objetivo é garantir que os novos alunos conheçam seus direitos e se sintam bem-vindos na instituição.
+ Confira a programação completa da Semana de Acolhimento 2025 no Instagram da UFS
A recepção foi conduzida pelas equipes da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assuntos Estudantis (Proae), com destaque para os diversos serviços oferecidos pela universidade, como o acompanhamento pedagógico, o apoio psicológico, o serviço social e as ações afirmativas. Ao longo da manhã, também foram detalhados os auxílios e bolsas disponíveis, além de orientações sobre os editais em andamento.
Para o pró-reitor de Ações Afirmativas e Assuntos Estudantis, Charles Estevam, o momento é essencial para apresentar os recursos que a UFS disponibiliza aos alunos. “O objetivo do acolhimento é justamente acolher os estudantes, mostrar as perspectivas da universidade. Enquanto pró-reitoria, mostramos os auxílios a que os alunos têm direito, explicamos os detalhes da chamada pública e as regras específicas de cada benefício. Estamos disponíveis para recebê-los na psicologia, no serviço social e em outras frentes”, destacou.
A coordenadora de Ações Afirmativas da UFS, Tereza Martins, também reforçou a importância do acolhimento para a permanência dos estudantes. “Esse momento é muito importante, porque é nesse acolhimento que os estudantes vão conhecer quais são seus direitos aqui na UFS, quais são as políticas desenvolvidas, sempre com a perspectiva da permanência. Queremos que eles se sintam bem acolhidos”, afirmou.
Entre os calouros, o sentimento era de entusiasmo e gratidão. “Estou muito animado para participar das aulas. As dúvidas que eu tive foram sobre os auxílios, que foram respondidas na palestra, e estou muito animado pelos próximos dias”, contou Pedro Henrique Santos, ingressante do curso de Engenharia Eletrônica.
Já para Daniely Rocha, caloura do curso de Química, estar na universidade é a realização de um sonho. “Estudei muito para estar aqui e estou muito feliz. Tive algumas dúvidas sobre os auxílios da UFS, mas já foram tiradas na Semana de Acolhimento”, disse.
A Semana de Acolhimento 2025 segue com uma programação diversificada até a próxima sexta-feira, 16, com atividades promovidas por diferentes setores da universidade para integrar os estudantes e apresentar as oportunidades disponíveis no ambiente acadêmico.
Ascom UFS