
O campus Lagarto sediou nesta sexta-feira, 16, a posse da nova superintendente do Hospital Universitário de Lagarto (HUL), Sandra Aiache Menta. A cerimônia foi realizada no Centro de Simulações e Práticas, com a presença do reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), professor André Maurício Conceição de Souza, pró-reitores da Universidade, o diretor do campus Lagarto, professor Makson Oliveira, a diretora de Ensino, Pesquisa e Inovação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Cristiane Melo.
A nova superintendente, que é também docente do Departamento de Terapia Ocupacional do campus Lagarto, disse estar muito feliz com o novo momento. “Assumir a superintendência do HUL faz parte da minha trajetória, pois antes da UFS, já fiz gestões de saúde no Mato Grosso do Sul, inclusive na direção de um hospital. Não é uma coisa nova para mim. Minha missão agora é prestar o melhor atendimento à população de Lagarto e região – e sei que, todos os dias, ao acordar, vou lembrar disso”, pontua.
Ela destacou ainda a integração entre Hospital e Universidade. “O objetivo é fortalecer ainda mais a rede de saúde em Sergipe. Quero também caminhar de forma muito integrada aos meus colegas professores - e muito próxima aos projetos pedagógicos dos cursos. O tripé ensino-pesquisa-extensão da Universidade com certeza vai estar contemplado na nova gestão do HUL”, observa.

O reitor da UFS, professor André Maurício Conceição, reforçou o papel do HUL para a Universidade e a contribuição com a saúde. “O Hospital Universitário de Lagarto não é mais um hospital na rede de saúde do estado, ele é também um hospital escola, por isso tem que ser referência. É necessário não apenas ver o problema de saúde atual, mas também pensar no futuro, com pesquisas e desenvolvimento de novos processos”, explica.
Ele acredita que a escolha da professora Sandra Aiache Menta vai trazer ganhos para a saúde e também para a Universidade “É um fortalecimento da UFS como um todo - e também do campus Lagarto, que vai se tornar cada vez mais referência na área de Saúde. Nosso objetivo é que o campus e o HUL fiquem cada vez mais próximos”, adiciona
O diretor do campus Lagarto, professor Makson Oliveira, destaca que o campus vê com grande alegria a posse da nova superintendente do HUL. “Com a posse da professora Sandra, o campus Lagarto dá mais um salto de qualidade. A presença de uma docente nossa vai, com certeza, estreitar ainda mais as relações dos cursos do campus Lagarto com o HUL. É uma parceria que, com certeza, trará muitos ganhos”.
Ele destaca que a parceria entre UFS e HUL traz benefícios não apenas para as duas instituições, mas também para a população. “São dois aspectos: o HUL possibilita uma formação de qualidade para os nossos estudantes. E a presença desses mesmos estudantes dentro do Hospital proporciona melhoria no atendimento à comunidade.”, avalia.

A diretora de Ensino, Pesquisa e Inovação da Ebserh, Cristiane Melo, também destacou a integração entre hospitais universitários e universidades. “São 45 hospitais universitários em todo o Brasil. Não existe assistência à saúde adequada sem formação de qualidade. Nós somos também um ambiente de prática da Universidade”, analisa.
A docente Sandra Aiache Menta é terapeuta ocupacional e doutora em Psicologia Social pela universidade argentina John F. Kennedy. Atua em áreas como vulnerabilidade social, violência de gênero e Direitos Humanos, dentre outros. O Hospital Universitário de Lagarto foi fundado em 2010, sendo administrado pela Ebserh desde 2017.


Ana Laura Farias
Campus Lagarto