Seg, 03 de setembro de 2012, 06:27

UFS vai promover curso de formação acadêmica
UFS vai promover curso de formação acadêmica

Seleção de candidatos levará em conta critérios sociais e étnico-raciais


Foi aprovado no último dia 31 de julho o convênio entre a Universidade Federal de Sergipe e a Fundação Carlos Chagas para o desenvolvimento do projeto de extensão “Formação Pré-Acadêmica: Equidade na Pós-Graduação”, que tem como objetivo geral a democratização do acesso ao ensino universitário ao nível da pós-graduação para segmentos da população com pouca representação nesse nível acadêmico, a exemplo de negros, indígenas e mulheres de baixa renda oriundos da escola pública.


A seleção dos/as candidatos/as para o curso levará em conta, prioritariamente, critérios sociais e étnico-raciais próximos aos dos programas e projetos da UFS para a graduação. Entre os critérios estabelecido, estão: ter concluído curso de graduação (licenciatura e/ou bacharelado) e ter realizado o ensino médio em escolas da rede pública de ensino (nos níveis federal, estadual ou municipal).


No processo de seleção será adotada, também, a proporcionalidade de no mínimo 70% das vagas para negros (autodeclarados pretos, pardos ou negros) e indígenas, além de garantir a proporcionalidade de no mínimo 50% das vagas para mulheres que se incluam nos critérios anteriores (étnico-racial e social).


O curso abordará as disciplinas: Inglês Instrumental, Metodologia da Pesquisa Científica, Português Acadêmico e Seminários Temáticos de Orientação, entre outras atividades de pesquisa voltadas à preparação do aluno para as seleções das pós-graduações stricto sensu.


A meta é ampliar as políticas de democratização que vem sendo implantadas no âmbito da UFS, a exemplo das cotas para alunos de escolas públicas, afrodescendentes, indígenas, pessoas com necessidades educacionais especiais; cursos pré-vestibulares para alunos das escolas públicas, expansão do ensino noturno, expansão das bolsas de trabalho para alunos de baixa renda, alocação de bolsas de iniciação científica para alunos cotistas, entre outras.


Mais informações podem ser obtidas no Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab), no prédio departamental III, térreo, ou pelo e-mail neab@ufs.br ou ainda pelo telefone (79) 2105-6756 no horário da tarde. O edital com os prazos e locais de inscrição será lançado nos próximos dias. O projeto é coordenado pelo professor Paulo Neves, do Departamento de Ciências Sociais (DCS).


Com informações do Neab



Atualizado em: Seg, 03 de setembro de 2012, 07:08